Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

GERAL


Educação

Educadores de Gurupi fazem protesto

12 Jun 2008

“Não entendo como vereadores de uma cidade que tem uma faculdade com o curso de Pedagogia não quiseram votar a proposta da emenda que pede que somente pessoas formadas em Educação assumam a direção e coordenação pedagógica de uma escola”. Esse questionamento parte da coordenadora de pedagogia da Unirg, Edna Pinho. Ela explica que os vereadores Kita Maciel (PMDB) e Cb. Carlos (PT) fizeram um projeto que tramitava na Câmara de Vereadores há quatro meses, e que pede alteração da Lei Orgânica Municipal, pois ela, hoje, contém um texto que diz que qualquer pessoa, com formação em Educação ou não, está apta a assumir cargo na direção das escolas. Já no texto de autoria dos vereadores citados, consta que somente professores formados em Educação, que sejam efetivos e tenham mais de três anos de magistério podem assumir a direção.

Edna diz que o fato de os vereadores não apoiarem a causa dos professores municipais dá a entender que a Câmara não está preparada para discutir a Educação no município.

O vereador Cb. Carlos acredita que interesses pessoais dos vereadores que não apóiam a proposta é que motivaram a retirada do projeto da sessão ordinária do último dia 03. Segundo ele, é triste perceber que pessoas que representam o povo são contrárias a projetos que visam melhorar o ensino da cidade. Mas ele garante que, se todo mundo se unir, a vitória será conseqüência.

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), recebeu em seu gabinete na quinta-feira, dia 05, professores e vereadores para debaterem sobre o assunto. Abdalla disse que é favorável à classe dos professores e que fará o que tiver ao seu alcance para poder ajudar. O vereador Kita Maciel reiterou a necessidade da aprovação do projeto e disse ainda que a Lei Orgânica do Município deve se adequar à Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional.

 

Presidente da Câmara lamenta episódio

De acordo com a assessoria jurídica da Câmara de Gurupi, a proposta de emenda à Lei Orgânica, que define critérios para a candidatura de profissionais de Educação à direção de escolas, apresentou vício de iniciativa. Segundo a procuradora Geral da Casa, advogada Miriam Cerqueira, o artigo 65 da Lei Orgânica do Município de Gurupi, inciso I, prevê que as propostas devem ser subscritas por no mínimo três vereadores (1/3 da edilidade). A manifestação do vereador Raimundo Feitosa (PMDB), pedindo a retirada da proposta de pauta, baseia-se ainda no regimento interno da Casa, o qual estabelece que a autorização se concretiza pela assinatura, vedando ainda o ato posterior ao processo de protocolo.

os três proponentes, apenas os parlamentares Kita Maciel (PMDB) e Cabo Carlos (PT) assinaram. Marta Barbosa (DEM), embora tenha manifestado autoria na proposta coletiva, não havia assinado o documento.

A proposta suplementar foi arquivada, devendo retornar para a votação somente no próximo ano, como estabelecem as leis que regem o Legislativo.

Vereador Gilmar Arruda (PMDB), presidente do Legislativo, lamentou o episódio, entretanto sente-se obrigado a cumprir o que determina a lei. Afirmou ainda que uma outra atitude contraditória poderia colocar em risco a idoneidade da Casa.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira