Thursday, 15 de November de 2018

GERAL


OAB

Em festa da advocacia, OAB entrega subseção de Dianopólis e reforça prioridades da gestão

06 Aug 2018    11:27
Daniel Machado Em festa da advocacia, OAB entrega subseção de Dianopólis e reforça prioridades da gestão Inauguração da subseção de Dianopólis

Também no mês de agosto serão entregues as sedes das subseções de Colinas e Tocantinópolis; ao mesmo tempo em que ampliou as lutas em prol da sociedade, instituição quitou dívidas, estruturou Procuradoria de Prerrogativas e agora amplia infraestrutura

Em evento festivo para toda a advocacia do Estado e em especial da região Sudeste, a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) entregou, no início da noite de sexta-feira, 3 de agosto, a sede da subseção de Dianópolis. Conforme a diretoria da OAB-TO, com quase 152 metros quadrados de área construída, a obra, feita em parceria com a OAB Nacional e a Caato (Caixa de Assistência ao advogado do Tocantins), é mais uma marca das prioridades da atual gestão – estruturação da Procuradoria de Prerrogativas, dotação de toda a infraestrutura adequada para advocacia e ampliação da atuação em prol da sociedade.

“Boa para a advocacia e boa para a sociedade, é assim que queremos e fazemos na OAB”, destacou o presidente Walter Ohofugi, ao ressaltar a satisfação imensa em poder entregar essa obra de alta qualidade aos advogados e advogadas de Dianópolis. “Logo depois que ganhei a eleição, liguei para o Hamurab (Diniz, presidente da OAB de Dianópolis) para parabenizar e também para entender aquele resultado aqui (risos). Ele já fez o pedido da sede da subseção. Aí começamos o trabalho, conseguimos comprar o lote e hoje esse sonho da advocacia dianapolina se realiza”, discursou Ohofugi, ao lembrar que, em 2015, a sua chapa vencedora da eleição não teve um voto sequer em Dianópolis.

Na cerimônia, que contou com quase 200 pessoas, entre advogados, advogadas, autoridades públicas, o presidente Ohofugi disse se sentir arrepiado em ver a qualidade da obra e a satisfação dos colegas em receber à nova casa. A sede de Dianópolis é a primeira que a OAB entrega desde abril 2011. A atual gestão da OAB, que termina o mandato no final de dezembro deste ano, ainda vai entregar outras duas novas sedes de subseção – Colinas e Tocantinópolis.
Ohofugi destacou que a luta dos advogados para ter um espaço próprio em Dianopólis era incessante. “Essa obra que tinha que acontecer. Porque entendemos nessa gestão que a OAB passa pelo interior. Quando a advocacia da capital encontra estrutura no interior, ela se sente fortalecida. A OAB não é só entidade classista. A OAB também foi feita para a sociedade. Por isso fiquei muito feliz a escolha da diretoria de Dianópolis de chamar o espaço de Casa da Cidadania. É exatamente isso que precisamos”, salientou o presidente.

Ohofugi ressaltou que os grandes investimentos em obras só puderam ser feitos por que a OAB-TO, além de quitar mais de R$ 1 milhão herdados de dívidas das gestões passadas, escolheu prioridades. “Fizemos essa obra graças a um conceito muito claro dessa gestão. Administrar é eleger prioridades e a prioridade dessa gestão é dotar de infraestrutura não só o interior, como a capital. Nós tivemos que abandonar eventos tradicionais e sofremos críticas pesadas. Eventos como Baile do Rubi e outros com gastos excessivos não estão mais sendo feitos”, ressaltou o presidente, ao destacar que o valor gasto em dois Bailes do Rubi, festas que duravam apenas uma noite em Palmas, é praticamente o mesmo usado para entregar uma sede de alta qualidade aos advogados e advogadas de Dianópolis que vai durar muitos anos.

Ao ressaltar a tecnologia empregada para a construção da obra, Ohofugi elogiou e pediu uma salva de Palmas para o diretor administrativo-financeiro, Adail Saldanha, que convenceu as diretorias da OAB-TO e da OAB de Dianópolis a adotar a construção drywall, em projeto que conta com o moderno sistema fotovoltaico (energia solar). “Entregamos uma subseção sustentável”, frisou.
O presidente Ohofugi agradeceu, ainda, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e toda a diretoria do Conselho Federal, que, segundo ele, foram grandes parceiros da atual gestão da Seccional, tanto no campo institucional, quando nas parcerias para infraestrutura.

Hamurab

Presidente da OAB Dianópolis, Hamurab Diniz não escondeu a emoção por receber a nova sede. Logo no início do seu discurso, chamou todos os advogados da cidade e, em um segundo momento, os demais advogados presentes, para à frente do prédio e destacou que o mérito não era só dele, mas de toda a advocacia. “Se não fosse por vocês, não teríamos esse sonho realizado”, salientou. Ele agradeceu as presenças de todos, citando os diretores da Unitins da cidade, o prefeito Padre Gleibson, os magistrados presentes e a sociedade em geral. “Hoje se realiza um sonho que lutamos e buscamos há décadas. Desejo que todos os advogados militantes aqui sempre buscaram. Em dezembro de 2015, antes mesmo da posse nos reunimos com o presidente Walter, e ele nos garantiu que a obra sairia, mesmo não tendo nenhum voto aqui na cidade. Ele teve (o presidente Walter) o espírito democrático. Não poderia deixar de falar isso porque são atitudes assim que precisamos ver no mundo. Eleição é uma coisa, gestão é outra. Quero parabenizar toda a diretoria da OAB Tocantins. Muito obrigado por tudo”, salientou, ao pedir uma salva de palmas aos dirigentes da OAB-TO presentes. Hamurab ainda citou a história dos dois juristas homenageados - José Francisco Diniz Filho e José Roberta Amendoa – já falecidos que trabalharam na cidade. Cada um tem um placa dentro do prédio e ressaltou o compromisso que a OAB tem com a sociedade. “Firmo o compromisso que a OAB atuará mais do que nunca em nome de toda a sociedade dianopolina, em busca de uma sociedade mais igualitária”, salientou.

Resgate e lar

O secretário-geral da OAB-TO, Célio Henrique Magalhães Rocha, falou do orgulho de toda a diretoria, conselheiros e membros da atual gestão de poder estar inaugurando essa conquista para a advocacia de Dianópolis e do Estado. “Sabemos as dificuldades que advocacia enfrenta. A advocacia nunca foi uma profissão para covarde, o exercício é complexo, por isso pelos menos a OAB tem que contribuir com, além da luta pelas prerrogativas, melhorar a estrutura para o exercício eficaz da advocacia”, frisou o secretário, ao destacar todas as vantagens do prédio recém-construído, como auditório, sala de cursos, estações de trabalho e área de lazer. O secretário destacou que, mesmo com a crise econômica na qual passa o Brasil, a atual gestão da OAB-TO conseguiu resgatar a capacidade de investimentos, arrumando as finanças da instituição, quitando as dívidas herdadas e inaugurando obras de qualidade. Assim como as subseções de Colinas e Tocantinópolis, o prédio de Dianópolis já está quitado e a OAB-TO não pegou qualquer empréstimo para concretizar as realizações.

Já o conselheiro federal Pedro Biazotto destacou, na sua fala, o fato da conquista da casa. “Todos sabem a importância de ter a casa própria, Jesus quando quis se referir à recompensa eterna, disse ‘que na casa do meu pai há muitas moradas’. Nos piores momentos das nossas vidas, recorremos à nossa casa, à nossa família. É isso que a advocacia de Dianópolis ganha hoje. A sua casa, a sua referência. Não é só a casa da advocacia, é a casa de toda a sociedade”, salientou, ao destacar que a advocacia tem sido o principal farol da sociedade brasileira neste momento difícil, de agruras políticas, arbitrariedade de autoridades e dificuldades dos poderes da República.

O ex-presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão Lopes destacou que a obra era um resgaste de uma pretensão de muitos anos da advocacia da cidade e elogiou a atual gestão da OAB pela conquista. “Felizes são vocês dessa diretoria que conseguiu resgatar essa vontade da advocacia de Dianópolis. Parabéns a todos os senhores”, destacou. Epitácio também fez questão de defender a atuação da OAB em prol da população, dizendo que a advocacia estará sempre presente no interesse da sociedade Cumprimentar os advogados que vieram conosco. “Aqui é casa do advogado, mas é a casa da sociedade de Dianópolis”, afirmou.

Cidadania

A vice-presidente da OAB Dianópolis e coordenadora regional da ESA (Escola Superior da Advocacia), Cláudia Rogéria Fernandes foi outra que não escondeu a satisfação, salientando a felicidade por ter o sonho realizado. Ela também defendeu a atuação da Ordem para a sociedade, garantindo que a sede será de fato, e não só nome, a Casa da Cidadania, “espaço de toda a comunidade dianapolina poder se sentir acolhida na busca de seus direitos”. Depois, fez um cumprimento especial aos membros da diretoria da OAB-TO e ao presidente Hamurab, segundo ela imbatível na luta para obter essa conquista.

Representando os presidentes de subseção, José Teles, de Guaraí, afirmou que a obra é uma vitória de todos os advogados do Estado e um reconhecimento da direção da OAB-TO que realmente voltou suas atenções para o interior durante toda a sua gestão.

O advogado Sílvio Romero Alves Póvoa, a juíza do Trabalho e o juiz Jocy Gomes de Almeida também discursaram. Todos enalteceram a obra e reforçaram a importância da advocacia para a sociedade e para o Direito.

Além do prédio, foram entregues equipamentos e mobília. O evento contou com a presença também da secretária-adjunta da OAB-TO, Graziela Reis, da presidente da Comissão de Eventos, Rita Vattimo Rocha, da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Emilleny Lazaro, da conselheira Meire castro, do advogado Bolívar Camelo Rocha, do advogado Saulo de Almeida Freire, entre vários outros. No começo do evento, Lenivaldo José da Silva, abençoou o local e fez uma oração. (Daniel Machado)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

26

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

35

AMEI!
AMEI!

31

KKKK
KKKK

35

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

50

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

30

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

oab inaurguração dianopolis

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Reunião com Bolsonaro

Carlesse solicita retomada de obras e maior repasses aos Estados

O governador Mauro Carlesse avaliou como positiva a iniciativa do encontro e solicitou que outros eventos desta natureza se repitam para que as discussões das questões de interesse comum sejam debatidas de forma permanente.

Novo governo

Governadores se reúnem em Brasília para discutir pacto federativo

Representantes de 17 estados e do DF aguardam conversa com Bolsonaro



Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame

Foram identificados 16 candidatos que receberam os gabaritos das provas de cadete e de soldado, havendo a indicação de que outros 19 também se beneficiaram. Estes, porém, não foram identificados.


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras

A solenidade contou com a presença de prefeitos de cidades circunvizinhas, vereadores, estudantes e professores.


SP

Tocantins marca presença no 11º Salão do Artesanato

Realizado há 10 anos consecutivos, o Salão do Artesanato tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)


Interior

Agulhas Cenas se apresenta com espetáculo de dança-teatro em Paraíso do Tocantins


Campanha

Família Urso estrela Natal 2018 da Coca-Cola


Brasil

TIM lança parceria com plataforma de ensino Descomplica


Luto

Morre mãe do governador Maria Olívia Carlesse, 82 anos


Salários

Governo conclui pagamento de servidores referente ao mês de outubro


Educação

Governador Mauro Carlesse visita escola e anuncia obras em oito unidades estaduais de ensino médio integral



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira