Thursday, 22 de October de 2020

GERAL


Agrotins

Em visita ao stand da Seduc, governador conhece proposta para Educação no Campo

07 May 2015

O governador Marcelo Miranda visitou o stand da Secretaria de Estado Educação (Seduc) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), durante abertura oficial do evento, nesta quinta-feira, 7. O governador foi recepcionado pelo secretário Adão Francisco de Oliveira e pela subsecretária Morgana Gomes e conheceu um dos seis eixos definidos para a gestão educacional no Tocantins, a Educação do Campo.

Marcelo Miranda fez elogios à estrutura do local e à proposta da Seduc para Agrotins, que é promover a Agroecologia e Agroindustrialização no contexto da Educação Integral e Humanizada. Para o governador, a educação no campo é fundamental para potencialização da agricultura familiar no Tocantins. "Nós entendemos que a educação no campo precisa ser valorizada e reestruturada para conseguir oferecer uma formação mais completa", concluiu.

Na oportunidade, o governador e visitantes conheceram um grupo de alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFA), que participou pela primeira vez da Agrotins, com a exposição "Delícias do Campo".  A instituição de ensino trabalha a educação no campo, por meio da pedagogia da alternância e atende cerca de 400 alunos, filhos de agricultores familiares da região.

De acordo com o secretário da Educação, a formação dos alunos e famílias da zona rural também é prioridade da atual gestão. "Nesse novo modelo de gestão temos um foco específico para as escolas agrícolas, para que o campo tenha de fato uma ascensão tecnológica, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento da região, a partir da Agroecologia e Agroindustrialização", disse.

A estudante da EFA, de Porto Nacional, Jeovana Campos, de 19 anos, fez uma demonstração dos produtos locais, destacando o cultivo de mudas de açaí, cupuaçu, ipê e reforçou a importância da educação no campo, como fonte de desenvolvimento sustentável. "Na nossa escola nós priorizamos a melhoria da qualidade de vida coletiva, tendo como base a educação no campo, que trabalha a nossa formação no contexto social, econômico e igualitário", pontuou.

A coordenadora de produção da EFA de Porto Nacional, Luciana Lima, entende que a Feira é um reflexo de conhecimento e oportunidades que podem ser aliadas ao novo modelo de gestão idealizado pela Seduc. "Hoje conhecemos o maior evento agropecuário na região norte do país e sem dúvida saímos daqui com muito mais bagagem para produzir e inovar no que diz respeito a educação no campo", garantiu.

Seduc na Agrotins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa da 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2015, de 5 a 9 de maio, com uma das propostas do novo modelo de gestão, voltada para Agroecologia e Agroindustrialização, no contexto da Educação Integral e Humanizada. A expectativa é que esse ano cerca de 1.500 estudantes de escolas da rede estadual participe da Feira e conheça o stand da Seduc.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Pesquisa O Girassol mostra Otoniel Andrade disparado em primeiro lugar com 35,18% seguido de Ronivon - 21,73% - e Joaquim Maia - 20,50% - empatados em segundo

Na largada da disputa em Porto Nacional Otoniel Andrade aparece em primeiro lugar com 35,18% com vantagem de 13,45% na frente do segundo colocado Ronivon Maciel que aparece tecnicamente empatado com Joaquim Maia.

Eleições 2020

Pesquisa O Girassol para prefeito em Almas mostra candidato à reeleição Vaguinho (MDB) disparado em primeiro lugar com 62,00%, seguido da candidata Giselly Cintra com 31,20%

Na largada da disputa para prefeito em Almas o candidato Vaguinho sai na frente com 62% das intenções de votos, com diferença de 30,08% da segunda colocada Giselly Cintra que aparece com 31,20%.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira