Monday, 18 de November de 2019

GERAL


Economia

Empresários do RS pretendem investir R$ 50 milhões no setor agrícola do Tocantins

23 Aug 2012

Atraído pelo clima, solo, logística e infraestrutura, o grupo São João, do Estado do Rio Grande do Sul, pretende investir cerca de R$ 50 milhões este ano no Tocantins. Os empresários estiveram reunidos, na manhã desta quinta, dia 23, com o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, em Palmas, para conhecer as potencialidades do setor agrícola do Estado. O interesse do grupo é adquirir áreas beneficiadas por projetos de irrigação e também de várzeas.
 
Durante a reunião, o grupo, formado por três técnicos e um investidor, informou que se instalou no Estado há cerca de um ano, no município de Fátima, e agora expande a atividade para a região de Caseara. Nas duas propriedades, que juntas somam cerca de cinco mil hectares, pretendem cultivar soja, arroz, milho e criar gado. "Ficamos interessados no potencial que o Estado tem e pode oferecer", disse o empresário Osmar Menegon, acrescentando que a chegada da Ferrovia Norte-Sul e a implantação da Hidrovia Araguaia-Tocantins são outros incentivos para atrair investidores, que contarão com serviço de transporte a preços mais atrativos.
 
Na ocasião, foram apresentados aos investidores projetos de irrigação agrícolas e o Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins, que visa construir oito barragens para perenização de rios e beneficiar área de 300 mil hectares. As informações atraíram as atenções dos representantes. "Vamos conhecer estas áreas e, se possível, também investir nestas regiões. Temos interesse nas áreas de várzeas e sabemos do potencial que o Estado tem para o agronegócio", destacou o empresário Pedro Henrique.
 
Atrativos
O fato de o Estado contar com 99% do seu rebanho vacinado contra a febre aftosa e poder cultivar soja durante o vazio sanitário (plantio destinado à pesquisa científica e de produção de semente genética) são outros atrativos para os investidores. "O Tocantins enche aos olhos de quem de fora chega e estamos aqui para apresentar o que o Estado tem de melhor e sua vocação para o setor agrícola", disse Padua. A reunião foi acompanhada pelo assessor especial da Seagro, João Carlos Farencena.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita paga hoje as restituições do 6º lote do Imposto de Renda

O lote contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2018

Economia

Com Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

Outro fator é a redução de recursos para o financiamento habitacional. Atualmente, 65% dos recursos de poupança são destinados aos financiamentos habitacionais.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira