Tuesday, 11 de December de 2018

GERAL


Energisa

Energisa trabalha inclusão de pessoas com deficiência

21 Sep 2018    21:58

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência Física – 21 de setembro – este ano tem um gosto especial para Josivan Glória Medeiros, 29 anos, colaborador da Energisa. Há quase dois anos na empresa, na qual entrou como assistente administrativo, Josivan acaba de ser promovido ao cargo de técnico de Distribuição de Redes. “É só o começo, quero contribuir cada vez mais com o meu time e claro, crescer como profissional”, finaliza.

 

Josivan é um dos 49 colaboradores da Energisa com deficiência física (PCDs). Nascido em Lizarda, Nordeste do Tocantins, ele passou a infância ouvindo que “não podia fazer isso, não podia aquilo”, enfrentando o preconceito de quem o julgava por causa da sua deficiência em um dos braços. “Tudo que ia fazer sentia o olhar das pessoas julgando minha capacidade”, conta, lembrando que encontrava força na sua família que não limitava seus sonhos.

 

“Na adolescência, senti vergonha da minha condição, tentava esconder a deficiência, mas o apoio de amigos me fez aceitar a minha situação. Foi com 19 anos que minha cabeça mudou sobre a deficiência. Fui morar em São Paulo com minha irmã mais velha, ficamos sete anos lá. Trabalhei em uma rede de farmácias onde comecei como auxiliar administrativo e cheguei a gerência de uma unidade. Tenho orgulho da minha trajetória.”

 

Bem sucedido em São Paulo e mais confiante, Josivan decidiu voltar para o seu Estado. “Com as promoções de cargo na farmácia, percebi que eu podia ser um bom profissional e crescer dentro de uma empresa. Então decidi voltar para ficar próximo do meu pai, que é idoso.”

 

A superação também é uma marca na vida de Elaine Maria de Miranda. Com escoliose idiopática na coluna, ela lembra que não foi fácil aceitar sua limitação. “Sofri discriminação e bullying na escola. Mas aos 17 anos, quando consegui meu primeiro trabalho, percebi que eu não era diferente de ninguém e que podia lutar pelo meus sonhos”, relata.

 

Em 2010, Elaine fez vestibular para o curso de Direito, ingressou na faculdade e, dois anos depois surgiu a oportunidade de cursar também segurança do trabalho. “Foi um teste de fogo, pois trabalhava e fazia dois cursos ao mesmo tempo, a graduação e o técnico. Superar este desafio me deu confiança.” Depois da formação, já em Palmas, começou a trabalhar na Energisa. “Me sinto especial por tudo que vivi, pois sinto que minha história inspira outras pessoas. Aprendi que posso ser o que eu quiser se lutar por isso e que não existe limitação quando se tem sonhos”.

 

Essas duas histórias representam outras 47 que revelam lições de superação, coragem, profissionalismo, dedicação, valorização, oportunidades e respeito. “Buscamos ir além do cumprimento de cotas, mas olhar para essas pessoas como profissionais capazes de crescer e contribuir com os resultados desta empresa. A inclusão desses profissionais enriquece o ambiente de trabalho, que valoriza cada vez mais a diversidade, o respeito às limitações, mas também proporcionando desenvolvimento e oportunidades para novos desafios a esses profissionais, um aprendizado mútuo”, destaca Silvana Carvalho Borges de Abreu, gerente de Gestão de Pessoas da Energisa, acrescentando que é gratificante ver esses profissionais fazendo a diferença e sendo reconhecidos pelo seu próprio mérito.

 

Oportunidades

Atualmente a Energisa possui duas vagas administrativas abertas para pessoas com deficiência. Para ter acesso às oportunidades, o candidato deverá retirar na empresa, um modelo de laudo padrão e levá-lo até o seu médico especialista para preenchimento e depois trazer junto com seu currículo atualizado até o RH da empresa, que logo na sequência, seguirá para análise do médico do trabalho da Energisa e sendo aprovado seu laudo, o candidato será chamado para participar da seleção. Após o resultado, sendo aprovado será contratado pela empresa.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

27

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

energisa tocantins palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Requerida pelo MPE

Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

Toda a argumentação e os fatos apresentados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente acatados pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, que expediu a liminar.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira