Thursday, 21 de February de 2019

GERAL


Energisa

Energisa trabalha inclusão de pessoas com deficiência

21 Sep 2018    21:58

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência Física – 21 de setembro – este ano tem um gosto especial para Josivan Glória Medeiros, 29 anos, colaborador da Energisa. Há quase dois anos na empresa, na qual entrou como assistente administrativo, Josivan acaba de ser promovido ao cargo de técnico de Distribuição de Redes. “É só o começo, quero contribuir cada vez mais com o meu time e claro, crescer como profissional”, finaliza.

 

Josivan é um dos 49 colaboradores da Energisa com deficiência física (PCDs). Nascido em Lizarda, Nordeste do Tocantins, ele passou a infância ouvindo que “não podia fazer isso, não podia aquilo”, enfrentando o preconceito de quem o julgava por causa da sua deficiência em um dos braços. “Tudo que ia fazer sentia o olhar das pessoas julgando minha capacidade”, conta, lembrando que encontrava força na sua família que não limitava seus sonhos.

 

“Na adolescência, senti vergonha da minha condição, tentava esconder a deficiência, mas o apoio de amigos me fez aceitar a minha situação. Foi com 19 anos que minha cabeça mudou sobre a deficiência. Fui morar em São Paulo com minha irmã mais velha, ficamos sete anos lá. Trabalhei em uma rede de farmácias onde comecei como auxiliar administrativo e cheguei a gerência de uma unidade. Tenho orgulho da minha trajetória.”

 

Bem sucedido em São Paulo e mais confiante, Josivan decidiu voltar para o seu Estado. “Com as promoções de cargo na farmácia, percebi que eu podia ser um bom profissional e crescer dentro de uma empresa. Então decidi voltar para ficar próximo do meu pai, que é idoso.”

 

A superação também é uma marca na vida de Elaine Maria de Miranda. Com escoliose idiopática na coluna, ela lembra que não foi fácil aceitar sua limitação. “Sofri discriminação e bullying na escola. Mas aos 17 anos, quando consegui meu primeiro trabalho, percebi que eu não era diferente de ninguém e que podia lutar pelo meus sonhos”, relata.

 

Em 2010, Elaine fez vestibular para o curso de Direito, ingressou na faculdade e, dois anos depois surgiu a oportunidade de cursar também segurança do trabalho. “Foi um teste de fogo, pois trabalhava e fazia dois cursos ao mesmo tempo, a graduação e o técnico. Superar este desafio me deu confiança.” Depois da formação, já em Palmas, começou a trabalhar na Energisa. “Me sinto especial por tudo que vivi, pois sinto que minha história inspira outras pessoas. Aprendi que posso ser o que eu quiser se lutar por isso e que não existe limitação quando se tem sonhos”.

 

Essas duas histórias representam outras 47 que revelam lições de superação, coragem, profissionalismo, dedicação, valorização, oportunidades e respeito. “Buscamos ir além do cumprimento de cotas, mas olhar para essas pessoas como profissionais capazes de crescer e contribuir com os resultados desta empresa. A inclusão desses profissionais enriquece o ambiente de trabalho, que valoriza cada vez mais a diversidade, o respeito às limitações, mas também proporcionando desenvolvimento e oportunidades para novos desafios a esses profissionais, um aprendizado mútuo”, destaca Silvana Carvalho Borges de Abreu, gerente de Gestão de Pessoas da Energisa, acrescentando que é gratificante ver esses profissionais fazendo a diferença e sendo reconhecidos pelo seu próprio mérito.

 

Oportunidades

Atualmente a Energisa possui duas vagas administrativas abertas para pessoas com deficiência. Para ter acesso às oportunidades, o candidato deverá retirar na empresa, um modelo de laudo padrão e levá-lo até o seu médico especialista para preenchimento e depois trazer junto com seu currículo atualizado até o RH da empresa, que logo na sequência, seguirá para análise do médico do trabalho da Energisa e sendo aprovado seu laudo, o candidato será chamado para participar da seleção. Após o resultado, sendo aprovado será contratado pela empresa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira