Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Biodiversidade

Equipe do Naturatins monitora reprodução do pato-mergulhão no Jalapão

26 Jun 2019    10:03    alterado em 26/06 às 10:03
Equipe do Naturatins monitora reprodução do pato-mergulhão no Jalapão

Entre os dias 17 e 21 de junho, uma equipe de técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Parque Estadual do Jalapão realizou ação de monitoramento do período reprodutivo do pato-mergulhão, de nome científico Mergus octosetaceus, em 2019. A ação percorreu alguns trechos do Rio Novo, ao longo da Área de Proteção Ambiental do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão, para verificar e acompanhar a nidificação, ou seja, construção de ninhos da espécie.

Durante os trabalhos, foram percorridos 56 km nesse curso d’água e visualizados dois casais do pato-mergulhão. Também foram visitados locais de instalação de ninhos da espécie, utilizados em anos anteriores. Um desses ninhos foi registrado com 04 ovos, indicando o inicio do período reprodutivo com a verificação da postura e incubação dos ovos.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues adiantou que está sendo preparada uma expedição de pesquisa e conservação do pato-mergulhão na região do Jalapão, com previsão para agosto deste ano.

Na ocasião, durante uma semana, uma equipe de pesquisadores com o apoio e participação do Naturatins, percorrerá aproximadamente 145 km do Rio Novo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, da APA e do Parque do Jalapão. O objetivo principal será efetuar a cobertura amostral das UC’s que formam o mosaico de conservação do Jalapão e seu entorno para avaliação da população de pato-mergulhão local, mapeamento das áreas, do sucesso reprodutivo e da dispersão.

Segundo o biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa, a participação de servidores envolvidos diretamente nesse tipo de ação faz com que a equipe técnica acumule experiência para gerir as tomadas de decisão em prol da conservação da espécie. Ainda de acordo com Barbosa, essas ações são parte integrante do Plano de Ação Nacional da espécie, que conta com a participação anual de representantes do Naturatins no encontro de planejamento.

O Naturatins vem desenvolvendo esse tipo de trabalho desde 2007 e a cada ano tem procurado manter esforços para acompanhamento dos casais e apoiando iniciativas de conservação da espécie. Em 2019, a expedição será coordenada pelo pesquisador Paulo Zuqui da Fundação Pró-Natureza (Funatura), com apoio de outras instituições e pesquisadores.  A pesquisa terá abrangência nacional e será realizada durante 04 anos.

Equipe
A equipe foi composta pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, pelo biólogo e inspetor de Recursos Naturais, Marcelo Barbosa, pela inspetora de Recursos Naturais do Parque Estadual do Jalapão, Lauhana Aguiar e acompanhados pelo motorista Valdivanio Gomes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira