Thursday, 16 de July de 2020

GERAL


Palmas

Escolas da rede municipal de ensino se destacam em feiras científicas

16 Jun 2015

Experiências, experimentos, demonstrações e curiosidades são alguns dos destaques das feiras científicas das unidades educacionais da rede municipal de ensino, que estão acontecendo desde a última quarta-feira, 10. Nesta segunda-feira, 15, os alunos da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, localizada na quadra 409 Norte, deram um show de apresentações. Quem visitou a escola pôde conferir diversos trabalhos, entre eles de sustentabilidade e inovação.
 
Um deles foi do aluno do 5º ano Vinícius Cunha da Silva, que apresentou uma experiência de geração de energia elétrica a partir do limão. "A gente não sabia que o limão é fonte de energia, mas descobrimos por meio de estudos e experimentos. Foi bem legal, pois podemos aprender mais sobre o assunto de forma criativa", disse.
 
Já a dupla de alunos do 9º ano Dailon de Sousa e Hermínio de Sousa, deram um show de sustentabilidade com o experimento de geração de energia com materiais recicláveis. "Construímos uma maquete com um motor de aparelho DVD, potinho de tinta guache e mangueira, e fizemos um motor que gera força e energia, com a reutilização da água. Sabia que seria difícil, mas não impossível", contou Hermínio, que mesmo com a limitação da visão, idealizou o projeto.
 
Um vulcão a partir de bicarbonato de sódio, vinagre, corante e detergente foi outra curiosidade apresentada na escola Mestre Pacífico. A pequena Yasmim Gabrielly dos Santos, aluna do 5º ano, fez a demonstração do fenômeno e explicou como surgiu a ideia. "Minha mãe sugeriu a experiência e achei muito interessante saber como ele é e como ele entra em erupção. Passamos 11 dias na escola estudando e fazendo experimentos", contou.
 
A mãe de Yasmim disse que ficou feliz com o envolvimento da filha com a Feira. "É um trabalho que desenvolve a parte cognitiva da criança e percebi que a Yasmim ficou muito empolgada com a experiência e por isso fez várias pesquisas. Eu apoio esse tipo de ação, pois ajuda muito no aprendizado da criança."
 
A cultura indígena também foi tema da Feira. A aluna Jéssica Guajajara, do 7º ano, que é da etnia Krikati, localizada no Sudoeste do Maranhão, aproveitou a Feira para compartilhar as tradições e os costumes indígenas. "Estamos nos aproximando dos Jogos Mundiais Indígenas e achei interessante trazer algumas curiosidades do meu povo, pois muitos não ainda não conhecem", destacou
 
Avaliação
Para o diretor da escola, professor Francisco da Silva, a interação e o envolvimento das crianças mostram o quanto as Feiras Científicas são válidas no desenvolvimento dos alunos. "Cada experiência que os alunos fizeram nos motiva a fazer mais. Posso afirmar que não existe escola nota 10, se ela não investe em ciência e tecnologia e isso a Secretaria Municipal da Educação tem feito", ressaltou.
 
Feiras
A coordenadora geral da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECIT), Monique Wermuth Figueras, destacou que as Feiras Científicas nas escolas seguem até o próximo dia 29. Segundo ela, de cada escola será selecionado, pelo comitê avaliativo local, um projeto para ser apresentado na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECIT). A Feira está marcada para acontecer no período de 20 a 23 de outubro, no Espaço Cultural, dentro da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.
 
Este ano a FECIT está em sua segunda edição. A Feira é realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e apoio da UFT, Ceulp/Ulbra, IFTO, ITOP e Facto, Unitins, Agetec, Sebrae, Senac, Sesc, Senai, Fieto, IEL e FAPTO.

A programação completa da feira científica você pode conferir no link.

COMPARTILHE:


Confira também:


Transparência

Administração divulga contratos referentes à Covid-19 no Portal da Transparência

Visando promover maior transparência e controle de gastos com contratações e aquisições de materiais usados no combate a pandemia, a Secad disponibiliza informações no Portal da Transparência


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira