Thursday, 05 de December de 2019

GERAL


Sua saúde

Exercício Físico Express

03 Dec 2008

Estudo publicado recentemente pela Associação Americana do Coração e pelo Colégio Americano de Ciências do Esporte aponta os novos parâmetros sobre a atividade física. De acordo com as entidades, um adulto saudável deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, entre cinco e sete vezes por semana. No estudo podem ser consideradas as atividades moderadas, tais como as corridas e caminhadas com ritmo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo alcança hoje, 70% da população mundial além de aumentar os riscos para doenças como obesidade, diabetes Tipo II e cardiopatias. A ciência afirma que quando o assunto é saúde, a assiduidade da prática de exercícios é fundamental e até mais importante que a intensidade. Para o empresário e personal trainer Robertson Barreto, o importante é observar o gasto calórico e o volume de atividade acumulado semanalmente.

Quanto ao tempo para a execução do exercício, o profissional afirma que, para os iniciantes e também como alternativa para saída do sedentarismo, os trinta minutos são válidos, já que o ideal é que se inicie a atividade aos poucos, respeitando o nível de condicionamento físico de cada pessoa. Robertson ainda faz um alerta: “é importante que o exercício seja bem orientado, bem acompanhado e, para quem quer perder peso, o ideal é seguir um programa nutricional”.

Para o educador físico Leonardo Maximiano, com duração de 30 minutos os benefícios podem ser mais percebidos nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, ou seja, na melhora da circulação e da respiração - no caso de exercícios aeróbios como correr, andar e pedalar, por exemplo. Também há alterações musculares para praticantes de exercícios resistidos, como ginástica e musculação. “Se há disponibilidade de apenas 30 minutos diários, a pessoa pode combinar exercícios aeróbios e resistidos em dias alternados ou fazê-los em forma de circuitos e, claro, com supervisão de um educador físico”, explica Leonardo.

O profissional ainda ressalta que esse tempo pode se aplicar a uma pessoa que inicia um programa de redução da gordura corporal, porém para esses casos, o ideal é aumentar a freqüência semanal de exercício, por exemplo, de 3 para 5 dias por semana e, aos poucos, é necessário que haja um aumento na duração do exercício aeróbio - caminhada, corrida, pedalada - até completar um tempo de 45 minutos a 1 hora deste tipo de exercício por sessão.

 

Saiba a diferença entre exercício físico e atividade física

De acordo com o educador físico Leonardo Maximiano, o ponto de partida é a conceituação dos termos atividade física e exercício físico. Segundo o profissional, a atividade física é toda e qualquer atividade que, na sua realização, gaste um valor mínimo de calorias, não se restringindo apenas às manifestações esportivas. Assim, atividades como andar até a parada de ônibus, lavar um carro, afazeres domésticos, entre outras, também constitui uma atividade física. Já o exercício físico é uma prática mais sistematizada da atividade física, sendo necessária a orientação profissional para sua realização. “Sendo assim, ambas as atividades se complementam e direcionam o indivíduo para um estilo de vida mais ativo, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, explica Leonardo.

O profissional ainda ressalta que, como resposta a um estilo de vida mais ativo e à prática regular do exercício físico, são manifestas alterações que vão desde fatores comportamentais, como melhora da capacidade de relacionamentos tendo em vista uma nova percepção da imagem corporal e a recuperação da auto estima, até alterações metabólicas como: melhorias das funções cardíacas; controle da pressão arterial e da quantidade de açúcares no sangue (glicemia); melhoria da circulação periférica por fortalecimento também de musculaturas que facilitam o retorno do sangue circulante; espessamento das articulações; fortalecimento dos tendões; ganhos musculares (hipertrofia); entre outras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Primeiro Lugar

Portal O Girassol e Jornalista Suzana Barros conquistam Prêmio Adpeto de Jornalismo

Jornalista Suzana Barros conquistou a premiação com a matéria "As faces da violência contra a mulher".


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira