Monday, 21 de October de 2019

GERAL


Investimentos

Expansão do saneamento no Tocantins conta com investimento em tecnologia aérea pela BRK Ambiental

13 Sep 2019    09:10
Divulgação Expansão do saneamento no Tocantins conta com investimento em tecnologia aérea pela BRK Ambiental

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, investe na utilização de tecnologia aérea para avançar com a universalização do saneamento no Estado. Essa inovação permite rapidez na produção de projetos para implantação de novas redes de esgoto.

 

Os levantamentos topográficos das áreas eram feitos pelo método tradicional com o uso de aeronaves, essa técnica demandava um grande prazo e um custo alto para elaboração. Esse era um obstáculo que a BRK Ambiental conseguiu enfrentar através de inovação e investimento. A empresa investiu R$ 175 mil no uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e computadores de alto desempenho, para a realização de projetos de cobertura do serviço de tratamento de esgoto no Tocantins.

O processamento das imagens obtidas pelas aeronaves permite montar uma planta georreferenciada, considerando todos os ângulos e limites do terreno. É uma opção mais ágil e eficiente, que gerou uma economia em torno de 1,4 milhões de reais para a companhia, e permitiu cobrir áreas de difícil acesso, como conta Wesley Adonai, engenheiro da BRK Ambiental e responsável pela implantação da tecnologia no Estado.

 

“Antes, era preciso enviar diversas equipes para campo em municípios distantes, levando até mesmo meses para ser completado, um desafio que foi simplificado e no momento caminha em ritmo acelerado pois já estamos produzindo diversos projetos”, explica Adonai​.

 

 

 

O município de Xambioá, por exemplo, foi uma das cidades já mapeadas e está na fase de elaboração do projeto de implantação das redes de esgoto. O levantamento aerotopográfico permite preservar os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar segurança à equipe, pois não é necessário percorrer toda a área.

 

Todos os trabalhos com drone são feitos com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável por regulamentar a utilização dessa tecnologia de forma segura no espaço aéreo.

 

 

 

“A BRK Ambiental possui o compromisso de universalizar os serviços de saneamento nos municípios em que atua no Tocantins. Buscamos constantemente tecnologias inovadoras e equipamentos que nos ajudem a cumprir com esse compromisso de ampliar os indicadores de cobertura do esgotamento sanitário”, explica Rodrigo Lacerda, diretor operacional da BRK Ambiental no Tocantins e Pará.

 

Até 2025 a BRK Ambiental vai investir mais de R$ 1 bilhão de reais em obras de água e esgoto no Tocantins, através de infraestrutura moderna e equipamentos de ponta. A empresa investe no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira