Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Campo

Extensionistas participam de capacitação no sistema integração lavoura-pecuária-floresta na agricultura de baixo carbono

19 Jun 2019    15:04    alterado em 19/06 às 15:04
Extensionistas participam de capacitação no sistema integração lavoura-pecuária-floresta na agricultura de baixo carbono

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavoura-pecuária (ILP), e palestras sobre oportunidades mercadológicas para os pecuaristas que produzem em sistema ILPF, potencial de recuperação de pastagens degradadas e de ILPF na mitigação de gases de efeito estufa.

Com mais de dez anos em execução, o Plano ABC conta com 45 URTs implantadas, 150 técnicos capacitado, colocando o Tocantins como o segundo do país em números de contratos firmados, com recursos aplicados na ordem de mais de R$ 180 milhões.

Para o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, presente na abertura dos trabalhos, o esforço contínuo de todos os entes envolvidos e dos extensionistas contribuem de maneira significativa para a evolução do ABC no Estado. “50% das metas alcançadas no Brasil dentro do ABC, foram atingidas aqui no Tocantins, isso demonstra o esforço continuo da equipe técnica para conseguirmos esses índices, mesmo em momentos de instabilidade. Os órgãos ligados ao meio rural, também acabam conversando e construindo esse relacionamento conjunto, superando os desafios e chegando aos resultados que o setor precisa. O Ruraltins, que trabalha provocando mudanças na vida das pessoas, tem uma grande capilaridade, e nós estamos aqui para somar e mostrar a importância de tudo isso”, destacou o presidente.

De acordo com o  chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Freitas, o projeto é extremamente exitoso devido as parcerias, principalmente com a extensão rural. “O Ruraltins é um parceiro de todas as horas e temos muito orgulho de perceber que o trabalho vem se consolidando, além do Estado acampar essa ideia”, afirmou.

Humberto Simão, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Tocantins, ressalta a institucionalização do Plano ABC. “  Eu sempre destaco que o Plano ABC deu certo na hora que foi institucionalizado pelo Ruraltins e  Seagro, que entenderam a importância para o Estado. Esse modelo de capacitação continua, onde os técnicos mostram os avanços das URTs implantadas e os resultados alcançados, é referencia nacional. Secretários de vários estados, já se comprometeram a vir aqui só para ver como funciona todo o processo”, disse. 

O engenheiro agrônomo e coordenador do Grupo Gestor do Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins, Fernando Garcia, ressaltou que a  rede formada por técnicos e instituições é responsavel pelo sucesso das ações. “O Tocantins já é bastante conhecido em nível nacional pela forma que conduz o Plano ABC que já capacitou mais de 21 mil pessoas em ILPF, isso graças ao envolvimento de todos na disseminação das tecnologias para os produtores rurais”, ressaltou Fernando Garcia.

A capacitação em integração-lavoura-pecuária-floresta está no quinto módulo e acontece no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira