Thursday, 19 de July de 2018

Thursday, 19 de July de 2018

GERAL


Leitura

Filósofo britânico conservador, Roger Scruton defende em “A alma do mundo” a experiência do sagrado frente aos ateísmos

26 Jun 2017

Um dos mais respeitados nomes do conservadorismo britânico, Roger Scruton evita defender a prática ou doutrina de uma fé em especial.  No entanto, em seu novo livro, "A alma do mundo", o filósofo lança seu olhar sobre uma visão religiosa do mundo, que, a seu ver, não pode ser captada pelas lentes dos materialistas e dos naturalistas.
 
Longe de apresentar uma defesa da existência de Deus, Scruton argumenta que, independentemente do significado evolucionista que possa ser atribuído à crença religiosa e seu papel na seleção natural, há uma função fundamental que ela representa, referente à manutenção da vida humana:
 
"As religiões dão foco e ampliam o senso moral; elas cercam aqueles aspectos da vida nas quais as responsabilidades pessoais estão enraizadas, notavelmente, o sexo, a família, o território e a lei. Elas alimentam as emoções distintamente humanas, como esperança e caridade, que nos elevam acima dos motivos que regem a vida dos outros animais e nos levam a viver pela cultura, não pelo instinto", conclui.     
O autor afirma que as discussões atualmente em voga sobre as crenças religiosas estão relacionadas ao confronto entre o cristianismo e a ciência moderna e aos ataques terroristas do 11 de setembro, que aumentaram a tensão entre o Islã e o mundo ocidental.  No entanto, Scruton reforça que os embates têm origens diferentes. Sendo o primeiro intelectual e o segundo emocional.
 
"A alma do mundo" propõe uma reflexão sobre a importância do sagrado no mundo e o que seu esvaziamento pode significar.
 
Trecho:
 
"Se há alguma mensagem a ser extraída dos meus raciocínios é que a ideia de salvação — de uma relação correta com o criador — precisa aceitar a morte, no sentido de que, diante dela, encontramos o nosso criador, a quem devemos prestar contas das nossas falhas. Retornamos ao lugar de onde surgimos, à espera de sermos bem recebidos ali. Este é um pensamento místico e não há como traduzi-lo no idioma da ciência natural, que fala do antes e do depois, não sobre o tempo e sobre a eternidade. A religião, tal como eu a considero, não descreve o mundo natural, mas o Lebenswelt, o mundo dos sujeitos, com o uso de alegorias e de mitos para nos lembrar, no nosso nível mais profundo, quem e o que somos nós. E Deus é o sujeito que tudo conhece e que nos recepciona assim que atravessarmos para o outro domínio, além do véu da natureza. Abordar a morte dessa maneira é, portanto, se aproximar de Deus: nos tornamos, por meio das nossas obras de amor e de sacrifício, uma parte da ordem eterna; realizamos a ‘travessia" para aquele outro lugar, para que a morte não se torne mais uma ameaça para nós. A vida da oração nos resgata da Queda e nos prepara para uma morte que podemos significativamente ver como uma redenção, pois ela nos une à alma do mundo."

Roger Scruton foi professor de Estética na Birkbeck College, Londres, e professor da Universidade de Boston. Escreve regularmente para The Times, The Telegraph e The Spectator. É auto de diversos livros, entre eles,  Como ser um conservador, também publicado pela Record.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

16

BOM
BOM

14

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Viver

Agtur promove segunda semana de ação de divulgação do 12º FGT na Praia da Graciosa a partir desta quinta, 19

A ação é uma iniciativa da Agência Municipal de Turismo (Agtur) em parceria com os participantes do FGT, e acontecerá neste final de semana de quinta-feira, 19, até domingo, 22, a partir das 18 até às 22 horas.

ESTADO

Sabadão tem sorteio de R$ 10 mil do Nota Quente Palmense

Também serão distribuídos mais quatro prêmios por meio da Loteria Federal da Caixa Econômica no Caminhão da Sorte que estará na cidade de Iparemi-GO.


Saúde

Saúde orienta sobre a vacinação contra o sarampo

Essa orientação serve para crianças, adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.


Agricultura

Difícil alcançar depois

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.


ESTADO

Seden e artesãos comemoram vendas e encomendas realizadas durante a Fenearte


ESTADO

Dulce Miranda garante recurso de R$ 545 mil para infraestrutura de Palmas


Viver

OAB começa vender ingressos para festa da advocacia


Alimentação

Acipa sedia cursos sobre boas práticas na produção de alimentos


ESTADO

Tocantins continua sendo referência no processo de elaboração da proposta curricular


JUSTIÇA

MPE recomenda instalação de UTI neonatal e pediátrica no Hospital Regional e no Hospital da Unimed, em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira