Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Queimadas

Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção contra queimadas no interior

23 Aug 2018    12:00
Divulgação Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção contra queimadas no interior Dia D em Lizarda.

O município de Lizarda recebe nesta quinta-feira, 23, as equipes de nove instituições envolvidas com as ações de prevenção contra queimadas. O objetivo é sensibilizar a população da zona rural sobre a importância de evitar o uso do fogo em áreas abertas e assim evitar incêndios florestais. Participam da ação a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura de Lizarda e Energisa.

 

Para atender a rota traçada, os técnicos formaram três grupos, assim a ação vai percorrer o Povoado Ema, o Povoado Brejo Dantas e a Chácara Pé da Serra – que reúne vários chacareiros. Além de alertar sobre as perigos eminentes no período seco, a ação é realizada para contemplar o Decreto Emergencial publicado no Diário Oficial nº 5.823/2018, que declara situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios do Tocantins: Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Almas, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.

 

Desde  junho, as instituições que compõem que o Comitê Estadual de combate a Incêndios Florestais e controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) executam as ações que fazem parte do Dia D nas cidades de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono. Nessa reta final, além de Lizarda, o Comitê do Fogo vai está presente no próximo dia 28, na cidade de Santa Rita do Tocantins e no dia 30 de agosto finaliza no município de Almas.

 

De acordo com o relatório emitido diariamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins está em terceiro lugar no ranking de queimadas com o acumulado de 3.747 focos de incêndios. Em primeiro lugar, o Mato Grosso aparece com 7.375 focos e em segundo o estado do Maranhão com 4.062 registros. (Suene Moraes/Secom).

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira