Tuesday, 25 de September de 2018

Tuesday, 25 de September de 2018

GERAL


Queimadas

Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção contra queimadas no interior

23 Aug 2018    12:00
Divulgação Governo do Tocantins intensifica ações de prevenção contra queimadas no interior Dia D em Lizarda.

O município de Lizarda recebe nesta quinta-feira, 23, as equipes de nove instituições envolvidas com as ações de prevenção contra queimadas. O objetivo é sensibilizar a população da zona rural sobre a importância de evitar o uso do fogo em áreas abertas e assim evitar incêndios florestais. Participam da ação a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura de Lizarda e Energisa.

 

Para atender a rota traçada, os técnicos formaram três grupos, assim a ação vai percorrer o Povoado Ema, o Povoado Brejo Dantas e a Chácara Pé da Serra – que reúne vários chacareiros. Além de alertar sobre as perigos eminentes no período seco, a ação é realizada para contemplar o Decreto Emergencial publicado no Diário Oficial nº 5.823/2018, que declara situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios do Tocantins: Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Almas, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Rita do Tocantins.

 

Desde  junho, as instituições que compõem que o Comitê Estadual de combate a Incêndios Florestais e controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) executam as ações que fazem parte do Dia D nas cidades de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono. Nessa reta final, além de Lizarda, o Comitê do Fogo vai está presente no próximo dia 28, na cidade de Santa Rita do Tocantins e no dia 30 de agosto finaliza no município de Almas.

 

De acordo com o relatório emitido diariamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins está em terceiro lugar no ranking de queimadas com o acumulado de 3.747 focos de incêndios. Em primeiro lugar, o Mato Grosso aparece com 7.375 focos e em segundo o estado do Maranhão com 4.062 registros. (Suene Moraes/Secom).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

lizarda queimadas tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Setembro Amarelo

Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

Dhieine ressalta ainda que embora o evento tenha como objetivo a articulação da rede, a mesa redonda sobre “Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio”, que acontece é aberta ao público em geral.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira