Thursday, 23 de May de 2019

GERAL


Aftosa

Governo do Tocantins promove 2º Seminário sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa

25 Apr 2019    16:05
Divulgação Governo do Tocantins promove 2º Seminário sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa

A retirada da vacinação contra a febre aftosa envolve uma série de medidas previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, que prevê a retirada da vacinação no Tocantins até 2021. Para sanar dúvidas sobre o todo o processo, a Agência de defesa agropecuária (Adapec) realizará o 2° Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa Sem vacinação, na segunda-feira, 29 de abril, no Tatersal do Sindicato Rural, em Araguaína.

O evento é direcionado a cadeia produtiva pecuária (produtores rurais, empresários, profissionais da área, entre outros). Na oportunidade será apresentado um histórico de combate à doença e o controle de trânsito entre os estados que fazem divisa com o Tocantins e, que, portanto, retirarão um ano antes à vacinação, ou seja, em 2020, a exemplo do Maranhão, Pará e Piauí.

"Será uma grande oportunidade dos participantes sanarem dúvidas e entenderem todas as ações que já estamos realizando e as que ainda precisarão ser efetivadas com a colaboração de todos os envolvidos”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A transição da retirada da vacinação causará mudanças no trânsito de animais entre os estados que fazem parte de blocos diferentes, por um período previsto de dois anos. “É extremamente importante todos estarem atentos pra entender as mudanças, que poderão não agradar no primeiro momento, mas que depois de passarmos dessa fase será a garantia para evolução sanitária, abertura de novos mercados e crescimento econômico,” explica o palestrante e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Na programação terá ainda palestra sobre o PNEFA, que será proferida pelo auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura(SFA/TO), Luís Eduardo Cardoso e mesa redonda.

Parceiros

O evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Sindicato Rural de Araguaína; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro) e o Sistema Fieto e Sistema Faet/Senar.  (Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Setor Aéreo

Senado aprova MP com 100% de capital estrangeiro ao setor aéreo brasileiro

Primeira companhia internacional a se estabelecer no país, a Air Europa também foi autorizada nesta quarta-feira (22) a operar no Brasil

CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas

Ao todo 41 personalidades receberam a honraria, dentre elas, o ex-governador Siqueira Campos, fundador da Capital e todos os ex-prefeitos da cidade


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo


Competição

Rally Jalapão/Sertões Series terá representantes baianos nos mais de 1200 quilômetros da 5ª edição



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira