Sunday, 25 de August de 2019

GERAL


Aftosa

Governo do Tocantins promove 2º Seminário sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa

25 Apr 2019    16:05
Divulgação Governo do Tocantins promove 2º Seminário sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa

A retirada da vacinação contra a febre aftosa envolve uma série de medidas previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, que prevê a retirada da vacinação no Tocantins até 2021. Para sanar dúvidas sobre o todo o processo, a Agência de defesa agropecuária (Adapec) realizará o 2° Seminário do Plano Estratégico do Tocantins Livre de Febre Aftosa Sem vacinação, na segunda-feira, 29 de abril, no Tatersal do Sindicato Rural, em Araguaína.

O evento é direcionado a cadeia produtiva pecuária (produtores rurais, empresários, profissionais da área, entre outros). Na oportunidade será apresentado um histórico de combate à doença e o controle de trânsito entre os estados que fazem divisa com o Tocantins e, que, portanto, retirarão um ano antes à vacinação, ou seja, em 2020, a exemplo do Maranhão, Pará e Piauí.

"Será uma grande oportunidade dos participantes sanarem dúvidas e entenderem todas as ações que já estamos realizando e as que ainda precisarão ser efetivadas com a colaboração de todos os envolvidos”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

A transição da retirada da vacinação causará mudanças no trânsito de animais entre os estados que fazem parte de blocos diferentes, por um período previsto de dois anos. “É extremamente importante todos estarem atentos pra entender as mudanças, que poderão não agradar no primeiro momento, mas que depois de passarmos dessa fase será a garantia para evolução sanitária, abertura de novos mercados e crescimento econômico,” explica o palestrante e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Na programação terá ainda palestra sobre o PNEFA, que será proferida pelo auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura(SFA/TO), Luís Eduardo Cardoso e mesa redonda.

Parceiros

O evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Sindicato Rural de Araguaína; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro) e o Sistema Fieto e Sistema Faet/Senar.  (Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira