Saturday, 19 de September de 2020

GERAL


Infraestrutura

Governo prioriza pontes para impulsionar desenvolvimento do Estado

17 Mar 2009

O governador Marcelo Mirando anunciou este mês vários medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infra-estrutura e minimizar obstáculos que dificultam o crescimento do Tocantins. Entre as iniciativas está a ponte sobre Rio Tocantins, na rodovia 010, que ligará Tocantínia a Miracema. Estratégica, a construção dessa ponte marcará a ligação definitiva da Capital com a principal via de escoamento do Estado, que é BR-153, e com o norte tocantinense e nordeste brasileiro.

Em discurso de lançamento das ações do PAC-TO, o governador garantiu que para a ponte que liga Tocantínia-Miracema, 50% dos recursos já estão alocados. Serão investidos cerca de 105 milhões, só neste empreendimento, valor que está sendo licitado conforme Diário Oficial nº 2850. A ponte terá 1.727,36 metros e será executada no prazo de 780 dias. Depois de concluída, além reduzir o custo e tempo do transporte, também agilizará o fluxo e o escoamento da produção de toda a região norte do estado, via BR 153, rumo a Palmas, fazendo da capital uma cidade ainda mais estratégica para o Estado.

Para o produtor de abacaxi José Américo Vasconcelos, morador da cidade de Miracema há 18 anos, a ponte significa desenvolvimento para toda a região. “Vai baratear o frete. A balsa é um entrave para o produtor levar a produção para Palmas. Sem falar que quando temos um compromisso em Palmas, devemos sair de Miracema com no mínimo uma hora de antecedência, pois a balsa é imprevisível”, comentou.

O governador Marcelo Miranda tem afirmado que os investimentos em logística para a melhoria das estradas e a construção de pontes têm sido uma das prioridades de seu governo. “Acelerar o crescimento econômico, aumentar a geração de empregos e melhorar as condições de vida da população tocantinense são os objetivos que o governo pretende alcançar”, diz o governador.

 

Investimentos em pontes

Ao todo, serão R$ 416 milhões empenhados junto ao governo federal e organismos internacionais para a construção de três importantes pontes. Além da ponte entre Tocantínia e Miracema, estão encaminhados os projetos das pontes que ligam Xambioá (TO) a São Geraldo (PA), no Rio Araguaia, e a ponte de Barra do Ouro, no Rio do Tocantins, que terá 1.130 metros de extensão e será construída com recursos do contrato com o banco italiano UMC - Unicredit Mediocredito Cent.

A ponte Xambioá/São Geraldo, que ligará o Tocantins ao Pará, além de beneficiar a população dos dois estados, facilitará o escamento de vários produtos e boa parte da produção de cimento da Votorantim, empresa que possui uma unidade em Xambioá e já em abril inicia a produção e exportação do produto tocantinense. A fábrica deve produzir 850 mil toneladas de cimento por ano.

COMPARTILHE:


Confira também:


Preservação

Fiscalização Integrada Contra as Queimadas percorre áreas nos arredores de Palmas, Taquaruçu e Parque Estadual do Lajeado

Nove rotas que levam a centenas de propriedades rurais na região estão sob a vigilância dos órgãos ambientais

Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira