Tuesday, 21 de August de 2018

Tuesday, 21 de August de 2018

GERAL


Geral

Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional

16 Jul 2018    14:43
SECOM/Divulgação Habitação adotará sistema de informações geográfica para planejamento urbano e habitacional Durante o encontro foi proposto o uso do software livre QGIS, que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

Com foco na elaboração de um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional, técnicos da Superintendência de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sehab) participaram de capacitação realizada na ultima sexta-feira, 13, na sede do órgão.

 

De acordo com o presidente da Sehab, Quesede Henrique, a proposta inicial é mobilizar os gestores municipais para que passem a utilizar as ferramentas de coletas de dados. “A coleta desses dados é de fundamental importância para o desenvolvimento de projetos e no desenvolvimento de políticas públicas que possam atender as reais demandas da população”, ressaltou.

 

Durante a capacitação, a doutora em Geociências pela Universidade de Brasília (UnB) Simone Dutra Guarda destacou a importância de um trabalho sistematizado para coleta de dados. De acordo com ela, os gestores precisam estarem cada dia mais atento a importância e a necessidade da coleta e do uso de dados. Ela destacou o QGIS, ferramenta que pode ser usada sem nenhum custo.

 

O é QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. O QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa, por meio da alimentação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Datasus, que é departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil, entre outros.

 

De acordo com o arquiteto da Sehab, Luís Hildebrando Paz, por meio do uso desses dados é possível conhecer de passo a realidade de cada região onde se pretende desenvolver um projeto. “Há muito tempo pensávamos em promover o uso de uma um sistema de informações geográficas para planejamento urbano e habitacional e agora estamos colocando em prática, porque entendemos que esses dados vão promover um melhor acompanhamento dos nossos projetos habitacionais”, destacou.

 

Quesede Henrique destacou como será promovido o uso dessas ferramenta. “Neste momento entendemos que o uso de software livre QGIS é a melhor opção, agora vamos partir para capacitação da equipe e paralelamente vamos planejar um fórum com os municípios para explicarmos como funciona a ferramenta e motivarmos o seu uso”, explicou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

informações geografica habitação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições

Ao receber apoios, Carlesse defende gestão transparente e projetos para os municípios

Aos líderes, Carlesse reafirmou o seu compromisso de fazer uma campanha propositiva e continuar priorizando o modelo de gestão municipalista, no qual a população é beneficiada diretamente pelas ações do Governo.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira