Friday, 27 de November de 2020

GERAL


Serviço

Hemocentros do Estado prestam assistência aos doadores de sangue

30 Apr 2015

Os benefícios de ser um doador vão desde a promoção à saúde até o resultado completo da sorologia. O Hemocentro de Palmas também presta assistência completa aos doadores, entre mobilidade, alimentação e apoio de profissionais capacitados.
 
Doador há 34 anos, Euler Vidal, 58, foi conscientizado quanto à doação de sangue através de palestras. Ele, que já ajudou a salvar muitas vidas, diz que sua ação serve também de bom exemplo para a família. "Não existe nada melhor que doar vida. Esse é um exemplo que estou passando não só à minha família, mas também aos meus amigos e colegas de trabalho. O dia em que não posso ir, sempre chamo alguém para doar", contou.
 
O perfil dos doadores é de jovens, em razão dos trabalhos de conscientização do Hemocentro Coordenador em universidades, colégios, igrejas e comércio em geral. O trabalho feito para manter os doadores é constante, já que cada hemocomponente tem prazo de validade: as hemácias e as plaquetas possuem validade de cinco dias.
 
As bolsas, que são coletadas no Hemocentro Coordenador de Palmas e no Hemocentro anexo ao Hospital Geral de Palmas (HGP), atendem hospitais públicos e particulares, e municípios próximos. Além disso, o Hemocentro Regional de Araguaína e as unidades de coleta de Augustinópolis, Porto Nacional e Gurupi, dão suporte na coleta de sangue no Estado.
 
Apesar de o estoque estar atendendo à demanda, a responsável pelo Setor de Captações, Denis Gomes, convidou mais pessoas a doarem sangue. "Observamos, diariamente, o estoque, mas sempre convocamos mais pessoas para esse ato de solidariedade. É necessário ter mais doadores em razão da rotatividade das bolsas de sangue", afirmou.
 
Critérios
 
Para ser um doador é necessário apresentar documento com foto emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em dia com a saúde.
 
No dia da doação, as recomendações são: nunca ir doar sangue em jejum, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.
 
Mais informações: 0800 642 8822

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaia

Presidente do TJ assume comando do Executivo durante férias do governador Carlesse

Governador e vice vão usufruir de férias e presidente da AL está de licença



Vagas de Emprego

Sine Tocantins tem 590 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, 27

Somente em Palmas são 235 vagas, sendo nove para Pessoas Com Deficiência (PCD). Em Araguaína são 91 vagas, uma delas para PCD; e em Taquaralto são 46 vagas e uma é para PCD.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira