Monday, 18 de February de 2019

GERAL


Doadores de sangue

Hemorrede promove café da manhã para homenagear doadores

13 Jun 2018    14:49
Divulgação Hemorrede promove café da manhã para homenagear doadores Os doadores precisam estar com boa saúde

A programação faz parte das atividades do Junho Vermelho, que visa incentivar e intensificar as doações de sangue em todo o país. A doação de sangue ainda é considerada um problema de interesse mundial, pois embora com toda a evolução tecnológica, não há nenhum substituto para o sangue. No Brasil, o percentual médio de doadores de sangue é cerca de 2% da população conforme dados oficiais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que de 3 a 5% da população de um país seja doadora para que se mantenham regulares os estoques de sangue. Em 2016, a taxa de doação de sangue no Tocantins teve um valor médio de 1,46% da população do Estado. Em 2017, a taxa de doação de sangue foi de 1,58%, de acordo com dados de produção da Hemorrede do Tocantins.

Segundo a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes, o órgão tem a felicidade de contar com tantos voluntários que ajudam a atender todas as demandas. “Somos responsáveis por abastecer hospitais públicos e privados e todos os doadores são extremamente importantes para que consigamos fazer isso com êxito”, afirmou, acrescentando que “eventos como este são um pequeno gesto para dizermos obrigada!”.

A Hemorrede é responsável por 100% das coletas de sangue no Tocantins e atende tanto leitos públicos quanto privados. São 66 hospitais atendidos em todo o Estado, em torno de 3 mil leitos.

A programação segue ainda na quinta-feira, 14, às 17 horas, com a realização de uma blitz educativa, na Avenida JK, em Palmas, para incentivar a população a ser doadora de sangue.

De acordo com dados da Gerência Técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, de  janeiro a maio deste ano, foram realizadas 10.200 doações, uma média de 2.040 por mês. Em 2017, foram coletas 24.466 bolsas de sangue no Tocantins, tendo sido produzidos 61.452 hemocomponentes para atendimento da demanda hematológica do Estado.

Como doar

O candidato à doação deve estar com boa saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 60 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal, que deve estar presente no ato da primeira doação) e pesar no mínimo 50 kg.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma da Previdência

Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

Informação foi divulgada pelo secretário Rogério Marinho

Saúde

Governo , Ministério Público e Defensoria Pública discutem soluções para judicialização da saúde

O defensor público, Arthur Marques, apontou problemas recorrentes como a superlotação dos hospitais, a dificuldade do abastecimento de alguns medicamentos e as interrupções de tratamentos de pacientes com câncer.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira