Sunday, 15 de December de 2019

GERAL


Saúde

HGP investe em tratamento de doenças do aparelho digestivo

09 Jan 2013

Uma paciente de 52 anos foi a primeira no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas a ser submetida a um procedimento cirúrgico endoscópico para retirar um cálculo na via biliar através da técnica colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou CPRE. A cirurgia foi nesta terça-feira, 08, após o hospital adquirir o aparelho duodenoscópio, cateter e demais acessórios para o tratamento, que é realizado por um médico endoscopista. 

Até o momento, o serviço era terceirizado e os pacientes atendidos em Araguaína, mas o HGPP passa a realizar o procedimento com a equipe de saúde sendo chefiada pelo endoscopista Edson Osshiro, único especialista na execução deste exame no hospital.

Osshiro avalia o procedimento como minimamente invasivo e de menor morbidade. “Além das vantagens aos pacientes, a administração pública diminuirá os custos com o procedimento”, ressaltou. 

Em regra, as razões mais comuns para realizar uma CPRE incluem, entre outras: a remoção de cálculos dos canais biliares (causa mais comum); a necessidade de detecção de estenoses (estreitamentos), obstruções, irregularidades e lesões dos canais biliares e de alterações do fluxo biliar e pancreático, quando estão presentes sintomas que as possam sugerir; a avaliação de casos de icterícia quando se suspeita de envolvimento dos canais biliares; a realização de biopsias e o esclarecimento de achados de outros exames.

Procedimento
A duração média do procedimento é de cerca de 1h30, salvo situações especiais. No  dia imediato ou seguinte  ao procedimento, na ausência de intercorrências clínicas, o paciente recebe alta hospitalar.

A CPRE é realizada numa sala equipada com raios X, com o paciente deitado sobre o abdômen. O duodenoscópio é introduzido através da boca do paciente até a segunda porção duodenal. O aparelho é um tubo longo e flexível que possui na sua extremidade uma fonte de luz e uma câmara de vídeo que transmite imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado. Um cateter é introduzido a fim de avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung, pela admistração de contraste radiopaco pelo cateter injetor seguida de radiografias seriadas do abdômen.

COMPARTILHE:


Confira também:


Diligências

Polícia Civil localiza em Luzimangues veículo furtado na Capital na última sexta-feira

Diligências contaram com o apoio do unidade aérea do CIOPAER

Golpe no Whatsapp

Especialista alerta sobre golpe no whatsapp e dá dicas de como recuperar sua conta hackeada

Um golpe através do WhatsApp está fazendo vítimas por todo o Brasil. Os criminosos usam os dados presentes em anúncios online para clonar o WhatsApp de usuários e com isso tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima, se fazendo passar pela pes



Gurupi

Polícia Civil prende três suspeitos de envolvimento em vários crimes em Gurupi

As investigações continuam de maneira intensificada porque existe a suspeita de que os homens presos nesta tarde tenham sido os autores de um homicídio ocorrido na tarde do dia 24 de novembro, em Gurupi.


TJTO

Presidente do TJTO entrega sistema de câmeras em Fórum de Palmas e informa mudanças para 2020

O CFTV é o mais moderno e eficiente dos sistemas de vigilância, e conta com maior qualidade de imagens, análise de vídeo inteligente, gravação rêmora e comunicação segura.


Ação

Educação entrega primeira parte dos alimentos arrecadados com as apresentações do Balé Popular

Foram arrecadadas mais de 3,5 toneladas de alimentos durantes as apresentações realizadas neste fim de ano


Previdência

Igeprev consegue recuperar 25 milhões de fundo sem solidez patrimonial


Educação Superior

Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins


Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira