Wednesday, 24 de April de 2019

GERAL


Crimes Eleitorais

I Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais acontece nesta terça-feira, em Palmas/TO

20 Mar 2018    12:38
I Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais acontece nesta terça-feira, em Palmas/TO

Com o objetivo de erradicar os crimes eleitorais no Tocantins nas Eleições 2018, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO) realizará o I Seminário de Combate aos Crimes Eleitorais, na próxima terça-feira (20/03), pela manhã e à tarde no auditório Gardênia, no Girassol Plaza Hotel. O evento é umas das medidas estratégicas tomadas pelo Sindicato para capacitar os Delegados para atuarem durante as eleições.

O presidente do Sindepol/TO, Delegado Mozart Felix, explica que a realização do seminário é de suma importância para a segurança das eleições. “Os Delegados serão capacitados e atualizados sobre os crimes eleitorais que mais são cometidos, como compra de votos, boca de urna, uso de título de eleitor falso, e transporte ilegal de eleitores no dia da votação. A capacitação também servirá para que os delegados sejam agentes conscientizadores da população.”

O evento contará com três palestras sobre temas pertinentes às eleições. Fernando Mello, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai esclarecer sobre o Abuso de Poder Econômico e Político no Processo Eleitoral; Célio Jacinto dos Santos, diretor do Centro de Estudos de Investigação Criminal (CEICRIM), vai explanar sobre o Sistema de Persecução Criminal Eleitoral; E o Delegado da Polícia Federal no Tocantins (PF/TO), Joaquim Nivaldo de Macedo, abordará o tema: Investigação de Crimes Eleitorais.

Abuso do Poder Econômico

Os delegados serão preparados para investigar possíveis abusos do poder econômico que possam ocorrer durante as Eleições 2018. O abuso do poder econômico caracteriza-se como um crime, onde um candidato, partido ou coligação utiliza recursos financeiros ou patrimoniais de forma excessiva para se beneficiar, afligindo a normalidade e a legitimidade do pleito

Delegados

O Estado do Tocantins conta hoje com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, estando 178 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 170 Delegados filiados entre aposentados e na ativa, e grande parte deve participar deste Seminário onde serão capacitados para manter a segurança das 35 Zonas Eleitorais no estado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Consórcio da Amazônia Legal

Em Consórcio da Amazônia Legal, governador Carlesse propõe atuação conjunta das bancadas em prol dos Estados

Após fala de Carlesse, foi aprovada reunião conjunta com as bancadas e Palmas como sede da próxima reunião do Consórcio


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira