Saturday, 07 de December de 2019

GERAL


Conta de Luz

Kátia Abreu cobra Aneel sobre preço alto das contas de luz no Tocantins

20 Nov 2019
Divulgação Kátia Abreu cobra Aneel sobre preço alto das contas de luz no Tocantins

Em audiência pública nesta quarta-feira (20), a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) cobrou da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma solução para o alto custo da energia elétrica no Tocantins. A parlamentar lembrou que o estado possui grandes hidrelétricas geradoras, mas ainda assim cobra uma das mais altas tarifas do país.

A senadora ponderou que, em parte, a tarifa se deve ao alto ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) praticado pelo estado. Mas a parlamentar cobrou uma compensação ao Tocantins pela grande quantidade de energia ali gerada.

“Tenho dificuldade de explicar para os moradores do Tocantins por que produzimos tanta energia, temos cinco hidrelétricas, e ainda assim pagamos a energia mais cara do país proporcionalmente”, afirmou a senadora.

Durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Kátia Abreu pediu explicações ao superintendente da Aneel, Christiano Vieira da Silva, sobre o cálculo da tarifa  feito pelas fornecedoras de energia.

“Como o Tocantins pode receber em troca a grande quantidade de energia que produzimos? Como a Aneel pretende resolver esse, que é um problema de toda a região Norte, que tem grande extensão de terra e baixa densidade populacional?”, questionou.

Energia renovável
A audiência pública, conduzida por Kátia Abreu, debateu as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para energias renováveis e biocombustíveis no Brasil.

A parlamentar - que é relatora da Proposta de Plano de Trabalho de Avaliação das Políticas Púbicas para Energias Renováveis e Biocombustível - disse que sua intenção é fechar uma proposta unificada de incentivo a todas as fontes renováveis, como uma proposta da comissão, e a partir daí estabelecer pontes de diálogo com o governo federal.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira