Saturday, 23 de March de 2019

GERAL


Prevenção

Medo do diagnóstico do câncer pode ser um dos principais motivos para que 24% da população Brasileira não realize exames preventivos

13 Mar 2019    10:36    alterado em 13/03 às 10:41
Divulgação Medo do diagnóstico do câncer pode ser um dos principais motivos para que 24% da população Brasileira não realize exames preventivos

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupa em ter algum tipo de câncer, mas 24% da população não realizam exames preventivos.

 

Para a médica oncologista da Acreditar Tocantins, Ariana Luz, ainda existe muita falta de informação sobre o impacto que um estilo de vida ruim tem no aumento das chances de aparecimento de um câncer.

 

“Muitas pessoas negligenciam sintomas e comportamentos mais responsáveis em relação à saúde. Em alguns casos, também temos o agravante da demora para fazer o encaminhamento ao oncologista”, disse.

 

Medo da doença

 

Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados não cuidam da saúde por inúmeros motivos: 29% dizem não ter plano de saúde, outros 28% alegam não ter tempo e 11% têm medo de descobrir que podem estar com a doença.

 

“A população tem o que chamamos de Carcinofobia, que é o medo de receber o diagnóstico de câncer, porque, mesmo com tantos avanços tecnológicos nos tratamentos, eles ainda associam câncer à morte”, enfatiza Dra. Ariana.

 

Ter bons hábitos alimentares e uma prática frequente de exercícios são essenciais para se prevenir contra o câncer. Mas mesmo sabendo dessa medida, metade das pessoas ouvidas não faz exercício físico e não vê a obesidade como um problema relacionado à doença.

 

Orientações

 

Mulheres: é de suma importância que seja feito o exame ginecológico pelo menos uma vez ao ano, a partir da primeira relação sexual; mamografia anual a partir dos 35 anos; e colonoscopia a partir dos 45 anos.

 

Homens: devem fazer o PSA anual a partir dos 40 anos e colonoscopia a partir dos 45 anos.

Para as pessoas com maior risco de câncer de pele, fazer dermatoscopia anual. Tabagistas precisam fazer a tomografia de tórax de baixa dose de radiação anual a partir dos 55 anos e exame da orofaringe anual. Esses exames são essenciais dentro dessas faixas-etárias.

 

Dúvidas dos pacientes

 

Um dos maiores indícios da falta de informação de boa parte da população sobre o câncer está no dia a dia dos consultórios, públicos e privados.

 

“Ainda recebemos muitas dúvidas dos pacientes, que vão desde as mais simples até às mais complexas, como ‘É realmente câncer?’, ‘Tem cura?’, ‘Quanto tempo de vida eu tenho?’, ‘A quimioterapia não vai me matar?’. É a partir daí que podemos começar uma transformação nas pessoas”, finaliza a médica oncologista da Acreditar Tocantins. (Singular Comunicação).

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

Na tribuna, Tiago Dimas cobra melhorias para a Adapec e providências para Projeto Sampaio

Congressista destacou importância do agronegócio para o Estado e elogiou o esforço dos fiscais e inspetores responsável pela defesa agropecuária

Procon

“Whats Denúncia” realiza 277 atendimentos na primeira semana de funcionamento

É valido lembrar que mesmo com o Whats Denúncia, que aproxima e facilita a denúncia realizada pelo consumidor ao órgão de Defesa do Consumidor, para abertura de reclamações, é necessário que o mesmo procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon/TO



Solidariedade

Casa de Apoio Vera Lúcia recebe doações de alimentos não perecíveis

Os interessados em apoiar o Mesa Brasil com doações podem entrar em contato pelo telefone 0800 646 7878 ou entregar na unidade de Palmas localizada na 103 norte rua NO 07 lote 39.


Direito

Curso de Direito inaugura Escritório Modelo no Fórum de Palmas

No espaço estão sendo ofertados serviços de assistência jurídica com atendimentos à população carente economicamente nos âmbitos civil, trabalhista e criminal


Serviço

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

Em Gurupi, as obras tiveram início em novembro de 2018, com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus frequentadores.


Tocantins

Governo do Tocantins ressalta luta pela igualdade racial e contra a discriminação


AL

Prof. Júnior Geo cobra ações do Governo para demandas não solucionadas com a saúde, a Ponte de Porto Nacional, a Polícia Civil e servidores


Internet

Fenômeno infantil Anna Layza alcança 60 milhões de views em um vídeo e bate recorde


Tocantins

Sindepol/TO emite nota técnica solicitando alteração de dispositivos ilegais do Projeto de Lei n°02/2019


Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira