Friday, 03 de July de 2020

GERAL


Agronegócio

Mercado do agronegócio é destaque na abertura do 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins

26 Sep 2019
Divulgação Mercado do agronegócio é destaque na abertura do 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins

O agronegócio tem passado por importantes mudanças nos últimos anos, e o desenvolvimento tecnológico é a mola propulsora e fundamental fator que tem deixado os produtores mais competitivos. Mas não existem melhorias sem a busca por conhecimento técnico e científico. E na manhã desta quinta-feira, 26, em Palmas, foi dado início a uma maratona de dois dias para a discussão sobre os ‘Desdobramentos para sanidade e reprodução com maior produtividade’, durante o 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO).

 

O evento seguirá até sexta-feira, 27, no auditório central do Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas, com a participação de empresários rurais, profissionais agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e acadêmicos da área de ciências agrárias.

 

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), o Simpósio busca mostrar por meio de palestras e rodas de conversas, caminhos para que os produtores consigam ser exitosos com seus negócios, como a realidade do mercado agropecuário, transformação digital no agronegócio, técnicas de suplementação nutricional pós-desmana, impactos da nutrição da eficiência reprodutiva, ultrassonografia de carcaça e estratégias sanitárias para animais confinados.

 

E a inseminação artificial em Palmas é uma prática que está em ascensão, a exemplo da adoção do Protocolo de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), método que possui diversas vantagens se comparadas ao sistema convencional de inseminação artificial. O IATF está sendo realizado pela Seder em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro).

 

Basicamente o IATF permite o melhoramento genético dos animais para alinhamento do cio, programação da gestação para o período chuvoso, momento em que a oferta de pasto é maior, e como consequência, melhor rendimento na produção de leite, como explica o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, que acompanhou a primeira etapa do Seminário.

 

O secretário da Seder, Roberto Sahim, acrescenta que outro ponto primordial e que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal é a melhoria da alimentação dos animais das propriedades assistidas pela Seder. “No próximo ano vamos intensificar e massificar na necessidade de aumentar a qualidade e quantidade dos alimentos para o gado, com emprego de silagem, fenação e uso de probióticos na alimentação bovina. Tudo isso alinhado a melhoria genética dos animais principalmente em relação ao gado para produção de leite”, explica Sahium.

 

SRB

 

O 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Prefeitura de Palmas e Ceulp/Ulbra


COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Covid-19: país tem 61,8 mil mortes e 1,49 milhão de casos confirmados

Até o momento, 852 mil pessoas se recuperaram da doença

Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”

Evento acontece no próximo dia 11 e vai arrecadar doações para famílias da capital


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação

Para Luiz Fernando, a prioridade é preservar a saúde dos profissionais. “Cada um destes trabalhadores tem sua família. Não há bom senso em insistir na exposição se temos alternativas”, considera.


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”


Araguaia

Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios


Palmas

Executivo faz prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 sobre Serviços de Saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira