Monday, 21 de October de 2019

GERAL


Agronegócio

Mercado do agronegócio é destaque na abertura do 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins

26 Sep 2019    19:37
Divulgação Mercado do agronegócio é destaque na abertura do 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins

O agronegócio tem passado por importantes mudanças nos últimos anos, e o desenvolvimento tecnológico é a mola propulsora e fundamental fator que tem deixado os produtores mais competitivos. Mas não existem melhorias sem a busca por conhecimento técnico e científico. E na manhã desta quinta-feira, 26, em Palmas, foi dado início a uma maratona de dois dias para a discussão sobre os ‘Desdobramentos para sanidade e reprodução com maior produtividade’, durante o 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins (SRB/TO).

 

O evento seguirá até sexta-feira, 27, no auditório central do Centro Universitário Luterano (Ceulp/Ulbra), em Palmas, com a participação de empresários rurais, profissionais agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e acadêmicos da área de ciências agrárias.

 

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), o Simpósio busca mostrar por meio de palestras e rodas de conversas, caminhos para que os produtores consigam ser exitosos com seus negócios, como a realidade do mercado agropecuário, transformação digital no agronegócio, técnicas de suplementação nutricional pós-desmana, impactos da nutrição da eficiência reprodutiva, ultrassonografia de carcaça e estratégias sanitárias para animais confinados.

 

E a inseminação artificial em Palmas é uma prática que está em ascensão, a exemplo da adoção do Protocolo de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), método que possui diversas vantagens se comparadas ao sistema convencional de inseminação artificial. O IATF está sendo realizado pela Seder em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro).

 

Basicamente o IATF permite o melhoramento genético dos animais para alinhamento do cio, programação da gestação para o período chuvoso, momento em que a oferta de pasto é maior, e como consequência, melhor rendimento na produção de leite, como explica o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, que acompanhou a primeira etapa do Seminário.

 

O secretário da Seder, Roberto Sahim, acrescenta que outro ponto primordial e que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal é a melhoria da alimentação dos animais das propriedades assistidas pela Seder. “No próximo ano vamos intensificar e massificar na necessidade de aumentar a qualidade e quantidade dos alimentos para o gado, com emprego de silagem, fenação e uso de probióticos na alimentação bovina. Tudo isso alinhado a melhoria genética dos animais principalmente em relação ao gado para produção de leite”, explica Sahium.

 

SRB

 

O 5º Simpósio de Reprodução Bovina do Tocantins é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Prefeitura de Palmas e Ceulp/Ulbra


COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira