Friday, 18 de October de 2019

GERAL


Implantes dentários

Muito mais que uma questão estética

03 Jul 2008

Restabelecimento da função dental ou estética? De acordo com o ortodondista Marcos Eduardo Landgraf, a busca por tal procedimento envolve tanto a saúde bucal como a estética. Segundo ele, o implante permite tanto que o paciente restabeleça suas funções bucais, com a melhora na mastigação, como a estética, visto que a falta de qualquer um dos dentes pode levar a um envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas e alteração na expressão facial do paciente.

A partir de 18 anos, já é possível realizar a cirurgia, embora grande parte dos pacientes que se submetem ao implante tenha em média 40 anos. Segundo o doutor, o procedimento é simples e pode ser realizado mais de um implante em uma única etapa. Mas o especialista adverte quanto aos cuidados pré e pós-cirúrgicos. Landgraf alerta que o paciente deve estar ciente de que este, apesar de simples, é um procedimento cirúrgico e que requer uma série de cuidados antes e depois do procedimento. “O paciente deve tomar corretamente a medicação indicada pelo cirurgião antes da realização do implante e no pós-cirúrgico; deve ter o cuidado com a higiene e com a alimentação. Além disso, é de extrema importância que o paciente faça um acompanhamento regularmente com seu dentista”, orienta. Para o especialista, a escolha do profissional e a qualidade do laboratório que vai confeccionar a prótese também são fundamentais. “O paciente deve observar se o profissional tem especialização nessa área e se foi feita uma investigação quanto às condições de saúde do paciente. A qualidade da prótese também é de fundamental importância”, acrescenta o especialista.

 

A cirurgia

O procedimento cirúrgico é bastante rápido. Normalmente é realizado em uma única sessão de até uma hora e meia, dependendo da quantidade de implantes a serem colocados. Há casos do paciente já sair com a coroa colocada no local, isso vai depender da condição óssea de cada paciente. Também pode ser necessário um enxerto para que o pino de titânio, que é implantado no osso, tenha onde fixar-se. Nesses casos, pode ser necessária mais de uma sessão para que seja finalizado o procedimento completo.

Na primeira etapa, é implantado o pino. Quando ele está bem fixado no osso - e isso é avaliado pelo especialista - a gengiva é aberta novamente para que seja encaixada a coroa. Normalmente, é colocada uma coroa provisória como teste e, após alguns meses, ela é substituída por uma coroa definitiva em porcelana. Essa coroa definitiva pode durar até 15 anos, dependendo da qualidade do material usado na confecção da prótese, dos cuidados do paciente e do acompanhamento junto ao especialista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira