Tuesday, 19 de February de 2019

GERAL


Meio Ambiente

Mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva recolhe mais de três toneladas de lixo em praias de Araguanã e Babaçulândia

13 Oct 2018    00:00
Mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva recolhe mais de três toneladas de lixo em praias de Araguanã e Babaçulândia A recolha do lixo deixado pelos acampamentos já é tradição da ACIARA sempre no fim das temporadas de praia

O Projeto Praia Limpa, Praia Viva, idealizado pela a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA), promoveu os tradicionais mutirões de limpezas depois do fim das temporadas de praias de Araguanã e Babaçulândia, cidades mais frequentadas pelos banhistas araguainenses.
 
As ações aconteceram entre o fim de setembro e início de outubro, e contaram com a contribuição de voluntários, entidade, associações de barqueiros, barraqueiros e pescadores, e poderes públicos dos municípios.
 
Os diretores da ACIARA, Juliane Carneiro e William Rezende, coordenaram os mutirões e ficaram satisfeitos com o empenho dos participantes.
 
“Infelizmente, ainda encontramos muito lixo, mas acredito que essa quantidade vem diminuindo ao longo dos anos. Mas o que mais nos motiva são as iniciativas e esforços coletivos para devolver à natureza praias mais limpas e preservadas, afinal, fomos presenteados com belos locais para nossa temporada”, disse Juliane.
 
Toneladas
Na Praia do Coco, em Babaçulândia, os voluntários recolheram duas toneladas de lixo e entulhos. Já nas praias de Araguanã e Escapole, a quantidade alcançou mais de uma tonelada.
 
As caçambas dos caminhões foram preenchidas de sacolas plásticas, canos, vasos sanitários, caixa d'água, lixo doméstico, resto de comida, embalagens plásticas, palhas usadas nas construções de barracas, entre outros itens.
 
“Acredito que estamos vivenciando uma transição. Ainda há quem não se importe com o meio ambiente, mas o time de pessoas responsáveis está aumentando e a ACIARA permanecerá dando esse apoio sempre”, frisou o diretor William.
 
Educação acima de tudo
Ainda no mês de fevereiro, o planejamento da campanha foi iniciado na ACIARA com as diretorias de Assuntos Ambientais e Parcerias, chamando as Prefeituras para aderir ao projeto.
 
Em junho, o Praia Limpa, Praia Viva foi iniciado com ações educativas nas escolas municipais com o apoio da Secretaria de Educação de Araguaína, Araguanã, Babaçulândia e Piçarra (PA). A ideia do projeto junto às crianças faz parte do planejamento da ACIARA para a campanha, sob o viés preventivo.
 
“A conscientização precisa começar cedo, na escola, em casa. Por isso o foco da campanha este ano foi a educação ambiental junto às crianças”, reforça Juliane.
 
Dentro da programação e estrutura de cada praia, a ACIARA acordou com as Prefeituras que disponibilizassem depósitos de lixo nos portos para dar suporte aos banhistas. “A ideia é que os resíduos produzidos nos acampamentos fossem recolhidos pelos frequentadores e levados até a cidade, para depois o poder público dar a destinação correta”, pontuou William.
 
Parceiros do projeto
O projeto Praia Limpa, Praia Viva conta com o apoio da Polícia Militar, Prefeitura de Araguaína (secretarias de Meio Ambiente e Educação), associações dos barqueiros de Araguanã e Babaçulândia, associações dos barraqueiros de Araguanã e Babaçulândia, associações dos pescadores de Araguanã e Babaçulândia, SEBRAE, Polícia Militar Ambiental, IBAMA, Corpo de Bombeiros, Naturatins e as Prefeituras de Babaçulândia, Araguanã e Piçarra (PA).

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira