Friday, 25 de September de 2020

GERAL


2ª Mosarq

Natureza e meio urbano com muito conforto e estilo

24 Jun 2008

Quem já visitou a 2ª Mostra de Arquitetura do Tocantins - Mosarq pôde conferir a qualidade do trabalho de profissionais da arquitetura e design do Estado. A mostra, que teve início na última sexta-feira, 20, está sendo realizada na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, em Palmas, e estará aberta à visitação até o dia 5 de julho. O local, segundo a coordenadora do evento, a arquiteta Mônica Avelino, é um lugar privilegiado, que envolve a natureza e o meio urbano. Outra vantagem que o local oferece, segundo Mônica, é o fato de estar muito próximo ao Córrego Brejo Comprido, que, para ela, é de grande importância para a cidade.

A primeira edição da mostra em 2006 teve como foco edifícios e escritórios comerciais, com o tema Escritórios Contemporâneos. Já na segunda edição, o principal foco é a preservação do meio ambiente. O evento este ano tem dois objetivos principais. “A primeira proposta é integrar o trabalho ao meio ambiente na doação das edificações que foram construídas e que vão ficar para a cidade. A segunda estratégia da Mosarq é a gestão integrada entre poder público e iniciativa privada”, explica Mônica.

Vários talentos estão mostrando seu trabalho de uma forma própria e especial. Para Alexandre Milhomem, arquiteto que participa pela segunda vez da mostra, a Mosarq faz com que a cidade de Palmas e seus talentos sejam valorizados, além de mostrar para a população que a cidade já tem capacidade e fornecedores para atender às suas necessidades. Alexandre elogia o evento e diz que, apesar de já ter seu trabalho reconhecido fora do Estado, pois participava da Casa Cor Goiás, a Mosarq oferece a ele a oportunidade de mostrar seu trabalho e de interagir com o público daqui.

 

Decoração

Além de Alexandre Milhomem e Mônica Avelino, outros 33 profissionais - entre arquitetos, decoradores e designers do Tocantins - estão participando do evento. Foram preparados diversos ambientes, todos com produtos e objetos de decoração que podem ser encontrados no mercado local.

Mas o forte na decoração fica por conta de materiais naturais e ecologicamente corretos. Quase todos os ambientes utilizaram madeiras, laminados ou MDF em sua composição. Segundo Alexandre, a atual onda ambiental já puxa para que a madeira esteja sendo usada na decoração de ambientes. “Não digo que seja uma tendência o uso da madeira porque é uma coisa que já está no mercado, já chegou e já ficou”, acrescenta. Mas o arquiteto alerta que a madeira deve ser usada desde que seja de forma sustentável e devidamente certificada.

Alexandre ainda dá a dica de que, hoje em dia, pode-se perfeitamente misturar materiais e estilos, como ele fez em sua cozinha, unindo o rústico com o clássico. O importante, segundo ele, é usar o material na quantidade certa, sem exageros. Para isso, o arquiteto ressalta a importância de se contratar um profissional na hora de decorar um ambiente. “O profissional tem esse conhecimento geral do que é usado e de como deve ser usado”, justifica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Doação de Órgãos

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ação será realizada domingo, 27, às 17h na Praça dos Girassóis.

Saúde

Tocantins registra 685 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 200.736 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 65.994 casos confirmados. Destes, 49.016 pacientes estão recuperados, 16.068 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 910 pacientes foram a óbito.



Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?

O papel de prefeitos e governadores no que diz respeito ao controle da pandemia também foi alvo de fake news, especialmente depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou a autonomia dos Estados e municípios para definir regras sobre isolamento.


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira