Sunday, 16 de June de 2019

GERAL


Energisa

Energisa participa de ação preventiva com o Comitê do Fogo

31 Aug 2018    17:24    alterado em 31/08 às 22:10

O período de estiagem no Tocantins é também a época do ano em que aumenta o índice de queimadas. Por isso, o Comitê de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) intensificou as ações preventivas em 11 municípios, que tiveram declarando a situação de risco de desastre ambiental, com o Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais.

 

A Energisa e os demais integrantes do comitê, capitaneados pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, encerraram as ações esta semana visitando os municípios de Santa Rita do Tocantins (28/8) e Almas (30/8).

 

Durantes esses dois dias, Santa Rita do Tocantins e Almas tiveram as propriedades rurais visitadas por equipes do Comitê do Fogo recebendo orientações sobre aceiros, riscos da queimada ilegal, legislação sobre tema, autorização do Naturatins para queimadas planejadas e conscientização sobre os impactos das queimadas no meio ambiente.

Foram priorizados os municípios com maior número de focos de queimadas neste trabalho preventivo que tem como objetivo sensibilizar os donos dessas propriedades sobre manejo do solo e construção de aceiros, uso legal do fogo (autorização e queima controlada), e a legislação prevista para repressão de irregulares.

A participação da Energisa nesta ação preventiva reforça o compromisso da empresa em contribuir com a mobilização da sociedade em busca da proteção do meio ambiente. “O foco não é somente os prejuízos que as queimadas podem provocar ao sistema de distribuição de energia, mas a todo o ecossistema, incluindo prejuízos ambientais e à saúde da população”, destaca Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa.

Decreto

No dia 28 de maio de 2018, o Governo do Estado publicou o Decreto Nº 5.823 declarando a situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios no Tocantins: Almas; Formoso do Araguaia; Lagoa da Confusão; Lizarda; Mateiros; Palmas; Paranã; Pium; Ponte Alta do Tocantins; Rio Sono e Santa Rita do Tocantins. Todos esses municípios receberam a ação do Dia D de Prevenção.

Parceiros

Além da Energisa, participam da ação o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Cinco mil pessoas foram às ruas nas manifestações da greve geral em Palmas, dizem organizadores

Foram registradas manifestações com adesão dos profissionais da educação em pelo menos vinte cidades no Tocantins

Comunicação

João Neto é exonerado da Secom; Vieira de Melo assume interinamente

Vieira tem uma vasta experiência na pasta, além de ter um perfil assumidamente conciliador no trato com os veículos de comunicação.



Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira