Wednesday, 26 de September de 2018

Wednesday, 26 de September de 2018

GERAL


Energisa

Energisa participa de ação preventiva com o Comitê do Fogo

31 Aug 2018    17:24    alterado em 31/08 às 22:10

O período de estiagem no Tocantins é também a época do ano em que aumenta o índice de queimadas. Por isso, o Comitê de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo) intensificou as ações preventivas em 11 municípios, que tiveram declarando a situação de risco de desastre ambiental, com o Dia D de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais.

 

A Energisa e os demais integrantes do comitê, capitaneados pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, encerraram as ações esta semana visitando os municípios de Santa Rita do Tocantins (28/8) e Almas (30/8).

 

Durantes esses dois dias, Santa Rita do Tocantins e Almas tiveram as propriedades rurais visitadas por equipes do Comitê do Fogo recebendo orientações sobre aceiros, riscos da queimada ilegal, legislação sobre tema, autorização do Naturatins para queimadas planejadas e conscientização sobre os impactos das queimadas no meio ambiente.

Foram priorizados os municípios com maior número de focos de queimadas neste trabalho preventivo que tem como objetivo sensibilizar os donos dessas propriedades sobre manejo do solo e construção de aceiros, uso legal do fogo (autorização e queima controlada), e a legislação prevista para repressão de irregulares.

A participação da Energisa nesta ação preventiva reforça o compromisso da empresa em contribuir com a mobilização da sociedade em busca da proteção do meio ambiente. “O foco não é somente os prejuízos que as queimadas podem provocar ao sistema de distribuição de energia, mas a todo o ecossistema, incluindo prejuízos ambientais e à saúde da população”, destaca Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa.

Decreto

No dia 28 de maio de 2018, o Governo do Estado publicou o Decreto Nº 5.823 declarando a situação de risco de desastre ambiental resultante de incêndios florestais na área de cobertura vegetal de 11 municípios no Tocantins: Almas; Formoso do Araguaia; Lagoa da Confusão; Lizarda; Mateiros; Palmas; Paranã; Pium; Ponte Alta do Tocantins; Rio Sono e Santa Rita do Tocantins. Todos esses municípios receberam a ação do Dia D de Prevenção.

Parceiros

Além da Energisa, participam da ação o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

energisa educação fogo

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Irregularidades

Vistoria realizada pelo MPE constata irregularidades em obra da Feira da 307 Norte

Outro problema detectado foi a falta de vigilância para evitar a ação de vândalos durante o período de obra.

Câncer de Pele

TOCANTINS registrou 1703 casos de câncer de pele

Já o câncer de pele do tipo não-melanoma é o de maior incidência na população, porém de mais baixa mortalidade. Comum em pessoas com mais de 40 anos, é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira