Thursday, 22 de August de 2019

GERAL


O Caupi no Tocantins

17 Dec 2008

Apesar de ser mais associado à agricultura familiar, o feijão-caupi, também conhecido como feijão de corda, feijão trepa-pau, feijão fradinho etc., vem atualmente, no Estado do Tocantins, despertando o interesse dos produtores, principalmente nas regiões da Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, onde há um maior uso de tecnologias. Esse crescente interesse é devido à regularidade de preço e mercado que alcança o produto, chegando a ser vendido, a saca de 60 kg, a um preço de R$ 300,00.

No Estado, a produtividade média alcançada é de 524,00 kg/ha, porém, os produtores da Lagoa da Confusão têm alcançado uma produtividade de 1800 kg/ha, em condições de irrigação, com 4.500 ha plantados. Já, na região de Pedro Afonso, com aproximadamente 1200 ha plantados, os produtores chegam a alcançar 900 kg/ha, em condições de sequeiro. O mercado para essa produção é Anápolis, Belém e estados do Nordeste, onde, apesar de haver uma boa produção, o consumo é alto e a oferta do produto não é suficiente. O abastecimento do mercado interno estadual está mais associado aos pequenos produtores.

A Embrapa, juntamente com os parceiros estaduais, Seagro, Ruraltins e UFT, começou, há dois anos, trabalhos experimentais visando à validação de cultivares, pois o plantio de cultivares para o Estado tem sido realizado por inferência da avaliação de cultivares em outras regiões, devido à inexistência de avaliações de ensaios de feijão-caupi na região. O melhoramento do feijão-caupi tem sido voltado, principalmente, ao aumento da produtividade, resistência a doenças, principalmente às viroses, à qualidade do grão e à arquitetura da planta.

No campo da pesquisa, nos últimos dois anos, além dos testes de cultivares, foram testadas lâminas d’água, tendo em vista a produção no período seco, quando a oferta do produto é muito pequena, e foram testados também o uso de inoculantes, com o objetivo de diminuir o uso de adubos.  No ano em curso, foram testados, em três locais do Estado, 60 cultivares do feijão-caupi do tipo Sempre Verde, Fradinho e de Porte Ereto, necessitando de mais dois anos de observação. Para os próximos dois anos, continuarão os testes de validação, com a previsão de lançamento de cultivares recomendadas para as condições locais.

Serão também montadas Unidades Demonstrativas em sete regiões do Estado, coordenadas pelo Ruraltins, visando testar, em nível de produtor, as cultivares de feijão-caupi atualmente recomendadas para cultivo em outros estados, e conhecer a opinião do produtor sobre as novas cultivares, principalmente sobre a qualidade de grão, perspectiva de mercado e valor comercial.

Com essas ações, esperamos obter cultivares melhoradas para as condições locais, aprimorando a qualidade e produtividade dessa cultura, e contribuindo para geração e aumento de emprego e renda dos produtores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira