Saturday, 29 de February de 2020

GERAL


O Caupi no Tocantins

17 Dec 2008

Apesar de ser mais associado à agricultura familiar, o feijão-caupi, também conhecido como feijão de corda, feijão trepa-pau, feijão fradinho etc., vem atualmente, no Estado do Tocantins, despertando o interesse dos produtores, principalmente nas regiões da Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, onde há um maior uso de tecnologias. Esse crescente interesse é devido à regularidade de preço e mercado que alcança o produto, chegando a ser vendido, a saca de 60 kg, a um preço de R$ 300,00.

No Estado, a produtividade média alcançada é de 524,00 kg/ha, porém, os produtores da Lagoa da Confusão têm alcançado uma produtividade de 1800 kg/ha, em condições de irrigação, com 4.500 ha plantados. Já, na região de Pedro Afonso, com aproximadamente 1200 ha plantados, os produtores chegam a alcançar 900 kg/ha, em condições de sequeiro. O mercado para essa produção é Anápolis, Belém e estados do Nordeste, onde, apesar de haver uma boa produção, o consumo é alto e a oferta do produto não é suficiente. O abastecimento do mercado interno estadual está mais associado aos pequenos produtores.

A Embrapa, juntamente com os parceiros estaduais, Seagro, Ruraltins e UFT, começou, há dois anos, trabalhos experimentais visando à validação de cultivares, pois o plantio de cultivares para o Estado tem sido realizado por inferência da avaliação de cultivares em outras regiões, devido à inexistência de avaliações de ensaios de feijão-caupi na região. O melhoramento do feijão-caupi tem sido voltado, principalmente, ao aumento da produtividade, resistência a doenças, principalmente às viroses, à qualidade do grão e à arquitetura da planta.

No campo da pesquisa, nos últimos dois anos, além dos testes de cultivares, foram testadas lâminas d’água, tendo em vista a produção no período seco, quando a oferta do produto é muito pequena, e foram testados também o uso de inoculantes, com o objetivo de diminuir o uso de adubos.  No ano em curso, foram testados, em três locais do Estado, 60 cultivares do feijão-caupi do tipo Sempre Verde, Fradinho e de Porte Ereto, necessitando de mais dois anos de observação. Para os próximos dois anos, continuarão os testes de validação, com a previsão de lançamento de cultivares recomendadas para as condições locais.

Serão também montadas Unidades Demonstrativas em sete regiões do Estado, coordenadas pelo Ruraltins, visando testar, em nível de produtor, as cultivares de feijão-caupi atualmente recomendadas para cultivo em outros estados, e conhecer a opinião do produtor sobre as novas cultivares, principalmente sobre a qualidade de grão, perspectiva de mercado e valor comercial.

Com essas ações, esperamos obter cultivares melhoradas para as condições locais, aprimorando a qualidade e produtividade dessa cultura, e contribuindo para geração e aumento de emprego e renda dos produtores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fish’n Strategy

Tocantins lidera o ranking de locais mais procurados para prática de pesca esportiva

Pesquisa realizada pela Fish’n Strategy aponta que pousada localizada em Peixe foi a mais lembrada no ano de 2019

Economia

Intenção de Consumo das Famílias de Palmas volta a subir

Mais especificamente sobre o consumo, a maioria das famílias disseram que estão comprando menos atualmente (48,5%) e apenas 28,2% acreditam que o consumo nos próximos meses será maior que no mesmo período do ano passado.



ALETO

Assembleia realiza semana da mulher com programação especial voltada para elas

Na terça-feira, 03, também está prevista uma sessão solene em homenagem as mulheres, às 09 horas, no plenário da Casa. Na data serão entregues diplomas a personalidades femininas.


Seciju

Representantes das forças de segurança do Estado participam de reunião de alinhamento entre as equipes

O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira,27, na Seciju, e teve como objetivo planejar ações para o trabalho coletivo entre as forças


Sul

Governo assina termo de cooperação com prefeituras que vai beneficiar abrigo em Gurupi

O Abrigo Renascer recebe crianças e adolescentes que necessitam de atenção especial, em Gurupi e outros 12 municípios


Palmas

Grupo Sabin desenvolve teste para detectar o novo coronavírus


Segurança

Operações deflagradas pela Polícia Civil contribuem para redução da criminalidade no Tocantins


Opinião

Final de uma semana que nem começou


Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira