Wednesday, 22 de January de 2020

GERAL


O Ensino Médio Integrado: uma proposta possível

19 Nov 2008

O Ensino Médio Integrado é uma modalidade de educação implantada na educação média, a partir da publicação do Decreto 5154/2004.

A Concepção (sentido maior) que fundamenta essa proposta pedagógico-política, de caráter sociocultural e substrato ético, defende que a formação do(a) aluno(a) seja consolidada no princípio da Cidadania, pelo viés da Competência¹  Profissional. Assim sendo, a prática escolar deve circunscrever e potencializar, respectivamente, o domínio dos conhecimentos gerais que foram construídos na trajetória da humanidade (conceito amplo de cultura), e dos pressupostos epistemológicos que a ciência desenvolveu no contexto relacional entre o Homem e a Natureza (conhecimentos específicos técnico-tecnológicos).

 Nessa perspectiva, o itinerário formativo do(a)  aluno(a) cidadão/cidadã se constitui na dimensão do trabalho como princípio educativo, ou seja, uma atividade produtiva/criativa/libertadora, estágio completamente oposto ao trabalho alienante, situação amparada legalmente pelo ultrapassado, extinto e contraditório Decreto 2208/97, que separava o ensino médio propedêutico (geral)  da educação profissional (específica).

Dessa forma, justificam-se os antecedentes ontológicos (estudo do Ser) e epistemológicos (fundamentos científicos) da concepção de sujeito "integral", defendida e pleiteada à formação cidadã e profissional, inseparáveis, por meio de um arcabouço (currículo) que jamais separe a teoria da prática (práxis), e que aquele seja construído no âmbito da escola, ou seja, no palco das discussões pedagógico-ético-políticas - o processo ensino-aprendizagem.

Essa compreensão encontra eco na reflexão de Arruda²  (1989) sobre cultura geral e formação técnica e científica - o desafio é criar condições que viabilizem a superação da dicotomia trabalho/educação. O educador Gadotti³ (2003, p. 58) compartilha desse entendimento quando defende: "a integração entre ensino e trabalho constitui-se na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a sociedade".

Na tentativa de um realinhamento ético-político, entre trabalho e educação, torna-se relevante dialogar, de forma crítica, com a (i) logicidade do sistema vigente (capitalista), que quer separar educação geral e formação profissional no seio da Educação formal. Frigotto4  (1989) faz isso, ao analisar o núcleo duro da concepção de trabalho, destacando que a categoria trabalho é exposta de forma ardilosa e sutil, aparentando uma igualdade abstrata que, concretamente, não se sustenta na rede de relações (poder, interesses, saberes) que são estabelecidas entre as classes sociais.

Diante desse desafio, que não é pequeno, o Ensino Médio Integrado apresenta-se como uma proposta possível de formação humana. Portanto, no centro da proposta, está o significado do termo, que diz; "as partes pelo todo ou da unidade no diverso, de tratar a educação como uma totalidade social, isto é, nas múltiplas mediações históricas que caracterizam o processo educativo" (CIAVATTA, 2005, P. 84)5.

 

1 [...] os conteúdos da prática pedagógica continuam sendo os saberes a serem ensinados/aprendidos por meio de um processo que, necessariamente, implica a mobilização de capacidades cognitivas, mas não se limita a elas, pois essa mobilização depende dos saberes (RAMOS, 2005, p. 118).


2 ARRUDA, Marcos. A articulação trabalho-educação visando uma democracia integral. In: GOMES, Carlos Minayo et al. Trabalho e conhecimento do trabalhador. São Paulo: Cortez/Associados, 1989.


3 GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: uma introdução. São Paulo: Cortez, 2003, p. 92.


4 FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, Consciência e a Educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMES, C. M.: FRIGOTTO, G. ARRUDA, M. NOSELLA, P. (org.): Trabalho e Conhecimento: Dilemas na educação do Trabalhador. São Paulo: Cortez, 1989.


5 CIAVATTA, Maria. FRIGOTTO, Gaudêncio. RAMOS, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 84.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira