Tuesday, 20 de October de 2020

GERAL


O jovem é vítima tanto quanto as vítimas que fazem no trânsito

17 Dec 2008

Pascua Lourença de Souza*

Manoel Messias Dias Pinto*

João Luis Xavier de Souza*

Meceno Ferreira Neto*


Dentro das causas de mortes por traumas no Brasil, o trânsito aparece em segundo lugar como causa de mortes, e o jovem ocupa a maior parte desse índice, há jovens envolvidos em cerca de 50% dos acidentes de trânsito.

Analisando esse histórico, nos perguntamos: onde está o erro? A culpa é de quem? O que podemos fazer para melhorar essa realidade brasileira? Onde em média 220 vidas são ceifadas diariamente no trânsito, por diversos fatores, inclusive, desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

Os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), dentro de suas respectivas circunscrições, desenvolvem campanhas educativas com o intuito de sensibilizar as pessoas para um comportamento mais adequado no trânsito.

O trânsito é um espaço público em que estão inseridos diversos tipos de indivíduos e diversas culturas, cheias de vícios, muitos deles de origem familiar, que  deságuam todos nesse ambiente de conflitos permanentes.

As políticas públicas para essa área deixam muito a desejar, pois são tratadas de forma pontual, carecendo de um projeto educacional para o trânsito, sistemático e contínuo a médio e longo prazo. Os jovens necessitam de um acompanhamento mais específico, inclusive de um diagnóstico dos órgãos responsáveis pela formatação e implantação de políticas públicas que formem cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações enquanto ser construtor e partícipe de uma sociedade.

Não obstante a esse processo, convém salientar que os jovens não são os únicos responsáveis por essa dantesca realidade. É prudente entender que “O JOVEM É VÍTIMA TANTO QUANTO AS VÍTIMAS QUE FAZEM NO TRÂNSITO”, pois, desde a sua infância, observam os maus comportamentos dentro de suas residências e nos meios em que convivem dentro da sociedade.

Para tanto, não podemos nos acomodar e achar que esse cenário é normal e natural, devemos ser críticos de nós mesmos, entendendo que o jovem é vítima de uma cultura que o pressiona a buscar atenção e exibir-se para ser aceito no meio social como um todo. Devemos cobrar dos órgãos responsáveis uma nova postura, que atenda essa necessidade (urgente) de mudança de foco nas ações educativas, de fiscalização e engenharia no trânsito.

Só assim, alcançaremos resultados dignos de um trânsito saudável, cidadão fraterno e coletivo, que dê ao Brasil um ir e vir com vida, ética e segurança.


(*) Pós-graduandos em Gestão e Segurança no Trânsito pelo ITOP

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira