Sunday, 17 de February de 2019

GERAL


Educação

Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

14 Jan 2019    21:30
Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

Há uma infinidade de redes permeando nosso mundo e algumas podem ser constituídas por bilhões de componentes que, por sua vez, estão conectados de diversas formas. Para colaborar com os cientistas que investigam essas redes, quatro pesquisadores lançaram o livro Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties. “Na Internet, os computadores são conectados por fibra óptica assim como na sociedade as pessoas são ligadas por laços de amizade. Essas conexões são cientificamente estudadas no campo das redes complexas”, explica um dos autores da obra, o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
Embora pareça um assunto complicado, os estudos relacionados a essas redes estão se tornando cada vez mais importantes no mundo e diferentes problemas podem ser solucionados por meio dessa metodologia. Além disso, a aplicabilidade das redes complexas pode resultar em grandes avanços científicos e tecnológicos. “A partir desses estudos podemos ter uma melhor compreensão sobre o câncer e sobre o desenvolvimento de fármacos mais eficientes, por exemplo. Se considerarmos a organização dessas redes, será possível o controle de doenças infecciosas, a criação de meios de transporte mais otimizados e o estudo do cérebro, já que as redes estão presentes por toda parte, desde as interações entre os animais na natureza até as relações entre as células no nosso corpo ou entre as pessoas nas redes sociais”, comenta Francisco. Por se tratar de um tema interdisciplinar, as pesquisas nesse campo têm unido cientistas de diferentes áreas, como matemática, física, biologia, ciências de computação, sociologia, entre outras.
 
A novidade é que essa obra é uma das primeiras a descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas. “Nossa colaboração vem crescendo ao longo dos anos e o livro foi uma consequência da interação entre os pesquisadores e os alunos que orientei. As colaborações internacionais são cada vez mais importantes para o intercâmbio de ideias e acredito que os alunos se beneficiam muito da experiência adquirida em realizar pesquisas em grupos internacionais de alto nível”, acrescenta Francisco.

Entre os autores da obra está o presidente da Complex Systems Society e vice-presidente da Network Science Society, Yamir Moreno. Vice-diretor do Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Moreno é, ainda, pesquisador líder na ISI Foundation, em Turin, na Itália. Outro pesquisador da ISI Foundation também é autor da obra: Guilherme Ferraz de Arruda, que fez mestrado e doutorado no ICMC sobre orientação do professor Francisco. Completa o time dos autores do livro Emanuele Cozzo, que é pós-doutorando no Instituto de Sistemas Complexos da Universidade de Barcelona.
 
Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties foi lançado em setembro de 2018, durante a Conference on Complex Systems 2018, realizada em Thessaloniki, na Grécia.
 
 
Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira