Friday, 26 de April de 2019

GERAL


Educação

Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

14 Jan 2019    21:30
Obra ajuda cientistas a entenderem a infinidade de redes que permeiam nosso mundo

Há uma infinidade de redes permeando nosso mundo e algumas podem ser constituídas por bilhões de componentes que, por sua vez, estão conectados de diversas formas. Para colaborar com os cientistas que investigam essas redes, quatro pesquisadores lançaram o livro Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties. “Na Internet, os computadores são conectados por fibra óptica assim como na sociedade as pessoas são ligadas por laços de amizade. Essas conexões são cientificamente estudadas no campo das redes complexas”, explica um dos autores da obra, o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
 
Embora pareça um assunto complicado, os estudos relacionados a essas redes estão se tornando cada vez mais importantes no mundo e diferentes problemas podem ser solucionados por meio dessa metodologia. Além disso, a aplicabilidade das redes complexas pode resultar em grandes avanços científicos e tecnológicos. “A partir desses estudos podemos ter uma melhor compreensão sobre o câncer e sobre o desenvolvimento de fármacos mais eficientes, por exemplo. Se considerarmos a organização dessas redes, será possível o controle de doenças infecciosas, a criação de meios de transporte mais otimizados e o estudo do cérebro, já que as redes estão presentes por toda parte, desde as interações entre os animais na natureza até as relações entre as células no nosso corpo ou entre as pessoas nas redes sociais”, comenta Francisco. Por se tratar de um tema interdisciplinar, as pesquisas nesse campo têm unido cientistas de diferentes áreas, como matemática, física, biologia, ciências de computação, sociologia, entre outras.
 
A novidade é que essa obra é uma das primeiras a descrever matematicamente como analisar a estrutura das redes complexas formadas por várias camadas. “Nossa colaboração vem crescendo ao longo dos anos e o livro foi uma consequência da interação entre os pesquisadores e os alunos que orientei. As colaborações internacionais são cada vez mais importantes para o intercâmbio de ideias e acredito que os alunos se beneficiam muito da experiência adquirida em realizar pesquisas em grupos internacionais de alto nível”, acrescenta Francisco.

Entre os autores da obra está o presidente da Complex Systems Society e vice-presidente da Network Science Society, Yamir Moreno. Vice-diretor do Institute for Biocomputation and Physics of Complex Systems da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Moreno é, ainda, pesquisador líder na ISI Foundation, em Turin, na Itália. Outro pesquisador da ISI Foundation também é autor da obra: Guilherme Ferraz de Arruda, que fez mestrado e doutorado no ICMC sobre orientação do professor Francisco. Completa o time dos autores do livro Emanuele Cozzo, que é pós-doutorando no Instituto de Sistemas Complexos da Universidade de Barcelona.
 
Multiplex Networks: Basic Formalism and Structural Properties foi lançado em setembro de 2018, durante a Conference on Complex Systems 2018, realizada em Thessaloniki, na Grécia.
 
 
Texto: Talissa Fávero – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira