Thursday, 09 de April de 2020

GERAL


Arte Apagada

Obra do artista plástico Pierre de Freitas é apagada no HGP

05 Feb 2020
Divulgação Obra do artista plástico Pierre de Freitas é apagada no HGP O artista Pierre de Freitas faz pose em frente ao mural que presenteou ao HGP

A reforma que está sendo feita no Hospital Geral de Palmas – HGP não poupou a arte do renomado artista Pierre de Freitas. O grande mural colorido que humanizava o ambulatório do Hospital Geral de Palmas agora deu espaço a uma parede branca. A pintura em acrílico foi presenteada pelo artista com objetivo de alegrar e tornar aquele espaço hospitalar mais humano. O Jornal O GIRASSOL entrou em contato com a direção do HGP para saber os motivos do ocorrido, mas até o momento não teve sucesso. A Superintendência de Cultura ficou de verificar com a direção do HGP sobre o ocorrido mas até o fechamento dessa matéria não se pronunciou.

No final do ano passado o artista foi homenageado com o Festival Pierre de Freitas em Taquaruçu. Logo em seguida o governo do estado promoveu uma exposição no Memorial Coluna Prestes contando sua trajetória de vida e arte. Pierre de Freitas ficou consagrado como um dos artistas mais importantes do Tocantins devido a irreverência e intervenções no centro da capital.

O trabalho de Pierre está espalhado em quase todas as repartições importantes da capital. São diversas telas que compõem o acervo do Palácio Araguaia, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Paço Municipal e em mãos de vários colecionadores de arte espalhados pelo Brasil.

 

Pierre de Freitas - Trajetória

Pierre nasceu em 1967, em Brasília, formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. No Tocantins, atuou como professor da rede pública, e ocupou cargos importantes na área cultural de Palmas. O artista faleceu no dia 15 de janeiro de 2017, vítima de um acidente.

Em resposta ao Jornal O GIRASSOL a Secretaria da Saúde emitiu nota justificando a pintura sobre o painel.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o serviço de reforma do Ambulatório de Especialidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) foi licitado e aprovado antes da pintura mencionada. Assim, o projeto não previu a obra e a empresa responsável acabou por não preservá-la. A Secretaria lamenta o prejuízo inestimável e reforça a admiração que sente pelo artista tocantinense Pierre de Freitas, bem como o sentimento de agradecimento pelo esforço em tornar o maior hospital do Tocantins mais alegre, vivo e bonito com a sensibilidade de pintura e de suas cores. Palmas, 05 de fevereiro de 2020.

(matéria atualizada às 16:26 com nota da Secretaria da Saúde). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 23 casos do novo Coronavírus

São 23 casos confirmados nos município de Palmas, Araguaína, Dianópolis e Gurupi.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira