Wednesday, 23 de September de 2020

GERAL


Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

17 Oct 2019
Divulgação Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde está realizando o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar, o “Opera Tocantins”. Esta é a segunda edição do programa que já realizou quase 70 procedimentos nós últimos 10 dias, o que está diminuindo o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado. No mês de outubro está previsto a realização de mais de 150 cirurgias eletivas.

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciados, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.

Na noite desta terça e quarta-feira, 15 e 16 , foram realizadas no Hospital Regional de Paraíso, 11 cirurgias do Aparelho Digestivo, nesta semana ainda serão realizadas mais 10 cirurgias do Opera na Unidade e mais 22 da especialidade de otorrinolaringologia estão previstas para os dias 24, 25, 27 e 28. Ainda no Hospital de Paraíso, neste mês de outubro, foram realizadas 50 cirurgias de carata e mais 50 serão realizadas nos próximos dias.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, esta é uma ação que trará benefícios aos pacientes, reduzirá procedimentos de emergência, além de redução de despesas ao SUS e às famílias. “Estamos mudando a forma de realizar os procedimentos no Tocantins, além de diminuir a demanda de cirurgias eletivas com o Opera, estamos ampliando a quantidade de cirurgias realizadas dentro do HGP, principalmente reduzindo o tempo de internação que já chega a 20 dias, antes a média era de 45 dias. Mais de 400 procedimentos ortopédicos foram realizados no último mês, hoje não temos pacientes internados no HGP aguardando por cirurgias no pé e tornozelo, estamos comprometidos com o usuário do SUS no Tocantins”, disse.

Outras especialidades

No Hospital Geral de Palmas 20 pacientes foram atendidos com procedimentos de retirada cirúrgica da vesícula por videolaparoscópicas (feitas por meio de pequenas incisões no corpo), hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e hérnias femorais. Outras 15 mulheres foram atendidas na Unidade com a realização de cirurgias ginecológicas no dia 06; nesta semana ainda serão realizadas cirurgias urológicas e plásticas. Já no dia 26, ainda no HGP, acontece outro Mutirão de Cirurgia do Aparelho Digestivo.

O Hospital Regional de Miracema também realizou 20 cirurgias de cirurgias do Aparelho Digestivo.

Especialidades contempladas

Este ano, as especialidades contempladas no Opera Tocantins para realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos são: cirurgia geral (1.275), ortopedia (1.340), ginecologia (468), cabeça e pescoço (296), urologia (425), vascular (95), oncologia (196), mastologia (36), otorrino (27), plástica (113), pediátrico (328), torácica (08), oftalmologia (171), cardiologia (168), neurologia (96), bariátrica (52), proctologia (50) e bucomaxilo (28), um total de mais de 5 mil procedimentos.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Orçamento

LDO é encaminhada à Comissão de Finanças

Na proposta, o governo salienta que a LDO foi eloborada durante a pandemia do novo coronavírus (COVID -19), período de decretação do Estado de Calamidade Pública em todo o território do Tocantins.

Saúde

Tocantins registra 786 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 195.370 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 64.273 casos confirmados. Destes, 46.843 pacientes estão recuperados, 16.553 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 877 pacientes foram a óbito.



Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

21ª edição do Fórum de Governadores começou nesta terça, 22, em formato virtual


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde

Para a ocasião, a mesa diretora da Câmara convocou todos os vereadores, os integrantes do Conselho Municipal de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde responsável pela Gestão do SUS.


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos

O recurso vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores vinculados na proposta vigente a comercializarem seus produtos ao Programa, fortalecendo assim a agricultura familiar e contribuindo para a retomada econômica do pequeno produtor.


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água


Prevenção

Neurocientista alerta que apenas conversar não resolve o problema de quem pensa em cometer suicídio


Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira