Sunday, 25 de August de 2019

GERAL


Jalapão

Ordenamento turístico do Jalapão é tema de reunião no Naturatins

18 Jul 2019    09:30

Temas como licenciamento ambiental para os atrativos turísticos que compreendem a região do Jalapão e prestação de serviço profissional compatível, foram assuntos de reunião nesta quarta-feira, 15, entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e representantes do Sebrae - Tocantins, ocorrida na sede do Instituto.

 

Durante o encontro foi discutido um Acordo de Cooperação entre as duas pastas, no sentido de apoiar a regularização ambiental dos atrativos turísticos localizados no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e Serra Gerais do Tocantins.

 

Com o objetivo de regularizar ambientalmente os atrativos, o Naturatins  vem desenvolvendo medidas de sensibilização a exemplo de reuniões com os  empreendedores que desenvolvem a exploração de atividades de lazer e turismo, como balneários, hotéis e áreas de camping.

Conforme o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão esta parceria do Sebrae, com o Naturatins busca viabilizar o ordenamento turístico na região do Jalapão. “Além de regularizar ambientalmente os atrativos, o governo do Estado quer apoiar os empreendedores locais para que eles ofereçam qualidade na prestação de serviços nos setores alimentício, hotelaria, lazer, entre outros. Vamos realizar uma força-tarefa para analisar os processos e liberar a Autorização Ambiental”, afirmou.

O Naturatins juntamente com instituições parceiras vem realizando encontros para sensibilizar os proprietários de atrativos a se regularizarem. Recentemente todos foram orientados a comparecer ao Centro de Capacitação e Educação Ambiental, do Naturatins localizado em Mateiros, para assinatura de Termo de Compromisso com o Instituto.

Esta ação ocorreu no último mês de junho, oportunidade que foram assinados oito Termos de Compromisso, onde os empreendedores se comprometeram a buscarem a regularização ambiental das suas áreas.

O Sebrae se colocou à disposição para apoiar os proprietários de pontos turísticos e prestadores de serviço a se regularizarem. “Além de proporcionar segurança aos visitantes, a regularização ambiental vai movimentar a economia local, pois será mais fácil obter crédito bancário para investimento nos atrativos. E diante da sociedade, esse proprietário, será um empresário regularizado, com condições para executar a sua função plena”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Tocantins, Moiséis  Gomes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Evento conta com programação diversificada até o dia 28 de agosto, promovendo integração com toda comunidade.


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira