Monday, 27 de January de 2020

GERAL


Organizações iniciam Campanha Mundial pelo Direito à Moradia e à Terras

17 Sep 2011

Organizações sociais ligadas à luta pela habitação iniciam hoje (16) a Campanha Mundial pelo Direito à Moradia e à Terra. As mobilizações, incentivadas pelas principais redes internacionais de luta pela moradia, se estenderão até o dia 31 de outubro. Com o lema "Resistências e alternativas pelo direito ao habitat”, a Campanha reforça, nesse período, a luta contra expulsões, despejos, monopólio de terras e perseguição de militantes.

De acordo com comunicado de Aliança Internacional de Habitantes (AIH), tais questões envolvem "todo o mundo” e não somente as organizações ligadas à moradia. "Os alvos de ataque são as políticas neoliberais, causa da crise global e urbana, da corrupção e da especulação imobiliária e sobre a terra, que excluem mais de bilhões de pessoas da moradia e joga para a rua mais dezenas de milhões a cada ano”, afirma.

No banco dos réus, segundo a organização, estão as Instituições Financeiras Mundiais, como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Interamericano de Desenvolvimento, consideradas como as principais causadoras da crise.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) também não escapou das críticas da organização, a qual aponta a instituição internacional como "cúmplice dos despejos caso suas burocracias priorizem as leis do mercado sobre os direitos humanos e a sustentabilidade”.

AIH ainda chama as organizações mundiais a se articular em um espaço global comum de entidades e redes a fim de trocar experiências de luta e compartilhar estratégias para colocar em prática a solidariedade global e local. "Por isso a riqueza das Jornadas: juntos gritar Basta às violações do direito à moradia e à terra, juntos erguer cimentos sólidos, essenciais para ganhar batalhas pontuais e alcançar ‘outro mundo possível”, destaca.

De acordo com o comunicado, as organizações mobilizadas ainda aproveitam as Jornadas de Lutas para desafiar os governos a promover políticas públicas de moradia e terra "despejo zero”. "Corresponde aos governos responder positivamente a estas propostas, rechaçando qualquer tentação repressiva”, conclui.

Fonte: Adital

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira