Tuesday, 18 de June de 2019

GERAL


Clima

Outono começa e marca início do período de redução das chuvas

24 Mar 2019    14:47
Outono começa e marca início do período de redução das chuvas

O outono começou oficialmente na quarta-feira, 20, às 18h58. A estação de transição entre o verão e o inverno é marcada por redução das temperaturas e também das chuvas na maior parte das regiões a partir do mês de maio. No Tocantins, conforme o professor e meteorologista José Luiz Cabral Júnior, do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), vamos começar esta estação com a influência de um episódio de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul que deve permanecer até domingo, com aumento dos volumes pluviométricos, em especial nas regiões do centro-sul. 

Em razão da má distribuição das chuvas, há municípios do Estado em que os índices pluviométricos já superaram a média climatológica e outros com déficit hídrico, diz o professor.  As temperaturas no Tocantins durante o outono deverão ser mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC a 32ºC.

O Tocantins possui clima predominantemente tropical, caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) e a outra seca (maio a setembro).

COMPARTILHE:


Confira também:


Drogas

Maconha é a droga mais apreendida no Tocantins, revela estatística

O ranking aponta ainda um crescimento das ocorrências registradas no órgão em relação às apreensões de crack. Enquanto em 2017 foram 319 registros, em 2018, este número subiu para 432.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira