Tuesday, 01 de December de 2020

GERAL


Outubro Rosa

Outubro Rosa: Campanha alerta para importância da detecção precoce do câncer de mama

07 Oct 2020

Ao longo de todo o mês, a campanha do Outubro Rosa de 2020 alertará para a importância da detecção precoce do câncer de mama e para a prevenção da doença. O lançamento da iniciativa ocorreu, nesta quarta-feira (7), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF). A primeira dama Michelle Bolsonaro, e a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves, acompanharam a cerimônia.

Durante a solenidade, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou a importância do diagnóstico precoce. "Quanto mais cedo procurarmos o médico com sintomas de câncer de mama, ou outros cânceres, mais cedo começamos a tratar e temos mais chances de ficar bom", disse.

Damares também chamou a atenção para o início dos cuidados que devem ser tomados desde cedo. "Meninas e jovens não podem ficar fora do Outubro Rosa. O meu recado é para ter carinho com o seu corpo, cuidar da mama na juventude. Câncer não tem idade", afirmou a ministra.

Já a primeira dama Michelle Bolsonaro ressaltou o papel do voluntariado para o resgate da autoestima e da confiança das mulheres que são diagnosticadas com câncer. "Essas redes de apoio contribuem significativamente para a recuperação dessas mulheres", destacou.

Após a cerimônia, as autoridades participaram de um ato simbólico de soltura de balões cor de rosa em frente ao prédio do Ministério da Saúde.

Estiveram presentes a diretora de promoção da dignidade da mulher do MMFDH, Teresinha de Almeida Ramos Neves, o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Parente, e o secretário da Atenção Especializada à Saúde (SAES), Luiz Otávio Franco Duarte.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a pandemia da Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) continuou com o atendimento e a oferta de tratamento adequado às pacientes diagnosticadas com câncer de mama. O início do tratamento daquelas que procuram o SUS está mais ágil.

Os dados da Saúde mostram que, de janeiro a julho de 2020, em 99,57% dos casos atendidos o tempo entre o diagnóstico e o tratamento de estágio inicial do câncer de mama foi de até 30 dias. No mesmo período de 2019, isso ocorreu em 99,16% dos casos.

Em 75,54% dos atendimentos, o tempo de até 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento em todos os estágios do câncer de mama no SUS foi respeitado. A quantidade de mamografias realizadas no SUS, entre janeiro e julho deste ano, foi de 1.132.237.

Nos últimos anos, a pasta tem trabalhado com a população feminina sobre a importância de "estar alerta" a qualquer alteração suspeita nas mamas. Também tem desenvolvido ações com gestores e profissionais de saúde sobre a prioridade do rápido encaminhamento para início do tratamento adequado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira