Thursday, 01 de October de 2020

GERAL


Palmas

Palestra e aprovação de regimento interno marcam a abertura da III Conferência Municipal de Educação

16 Apr 2015

Foi aberta na noite desta quarta-feira, 15, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a III Conferência Municipal de Educação, promovida pelo Fórum Permanente da Educação de Palmas (FEPalmas), com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Durante a abertura, a apresentação da Orquestra Sinfônica da Cidade Amada animou os conferencistas com as canções "Eu sei que vou te amar", "Chega de Saudade" e "Carinhoso". O evento, que tem como tema "Qualidade Socialmente referenciada: Tempos, Espaços e Sujeitos", prossegue até sexta-feira, 17, com palestras e debates durante todo o dia.
 
Em seu discurso de abertura, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, falou dos resultados de sua gestão e da importância do evento. "A Conferência vem para dar vida ao Plano Municipal da Educação. Estou muito satisfeito com o rumo da educação da Capital e não exatamente com os resultados, pois podemos produzir muito mais. Estamos trabalhando com o objetivo certo que é a excelência da Educação da cidade", disse.
 
Em seguida foram abertas as atividades da noite com a palestra do secretário municipal da Educação, Danilo Melo, com o tema Palmas – Cidade Educadora. Em seu discurso, o secretário destacou os avanços da Educação palmense. "Palmas possui um alto índice de desenvolvimento humano que está atrelado às suas conquistas. No aspecto educacional somos a 5ª cidade brasileira com melhor IDH em educação. A Capital oferta 100% de matrículas no ensino fundamental, 92% na pré-escola e 36% na educação infantil. São muitos avanços", enfatizou.
 
Já a segunda palestra foi proferida pelo professor doutor Luiz Fernandes Dourado, da UFG, que abordou o tema "O Plano Municipal da Educação (PME) e o desafio da qualidade socialmente referenciada: tempos, espaços e sujeitos". Ainda na oportunidade ele dialogou com os conferencistas sobre as metas do PME e destacou as especificidades  do plano e sua importância política.
 
Após os debates, a programação da noite foi encerrada com a leitura, aprovação e votação do Regimento Interno.
 
Participação
A abertura da III Conferência contou a presença de diversas autoridades, entre elas, a vice-reitora da UFT, Isabel Auller, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Palmas, Ivo Hemkemeier, a coordenadora do Fórum Permanente de Educação de Palmas, professora Luzenir Poli Coutinho da Silveira, secretário estadual da Educação, o professor Adão Francisco de Oliveira, além do vereador Claudemir Portugal e do presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), Joelson Pereira.
 
Conferência
A conferência é aberta à participação de profissionais da educação da rede pública e privada, gestores educacionais, movimentos sociais, estudantes, pais, universidades, sociedade civil organizada, instituições privadas, conselhos de educação, entre outros. Segundo os organizadores do evento, esse é um momento importante para definição da política educacional.
 
Em sua terceira edição, a Conferência tem como objetivo consolidar o processo de construção do Plano Municipal de Educação (PME), de forma participativa e, alinhado ao Plano Nacional de Educação, visando à garantia do direito à educação com qualidade aos munícipes. Após aprovado pelos conferencistas, o documento base do PME será encaminhado ao Poder Executivo para ser votado na Câmara de Vereadores e se tornar uma lei municipal, ou seja, o Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos.
 
Confira programação desta quinta-feira, 16
8h30 – Painéis temáticos
Painel temático I – Direito à educação básica com qualidade: acesso, universalização da alfabetização, ampliação da escolaridade e das oportunidades educacionais.
Local: UFT/ Bloco H – Sala 01
 
Painel temático II – Gestão democrática, participação e controle social.
Local: UFT / Bloco H – Sala 02
 
Painel temático III – Formação e valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Local: UFT/ Bloco H – Sala 03
 
Painel temático IV – Financiamento da Educação: gestão e transparência na utilização dos recursos.
Local: UFT / Auditório do Bloco A
 
Painel temático V – Superação das desigualdades e valorização da diversidade como caminhos imprescindíveis à equidade.
Local: UFT / Auditório do Bloco H, sala 4
 
Painel temático VI – Alinhamento dos Planos Decenais, regime de colaboração e pactuação federativa.
Local: UFT / Auditório do Bloco H, sala 5
10h – Coffee break
12h – Intervalo para almoço
14h – Colóquios – Eixos/bloco de metas
16h às 18h – Grupos de trabalho para sistematização de propostas para votação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 642 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 207.629 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 68.606 casos confirmados. Destes, 52.208 pacientes estão recuperados, 15.450 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 948 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira