Friday, 27 de November de 2020

GERAL


Conservação Ambienta

Parque Estadual do Cantão recebe certificado de excelência do Gespública

11 May 2009

Em 2006 teve início no PEC – Parque Estadual do Cantão, Unidade de Proteção de Conservação Integral administrada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, o processo de Gestão por Resultados no âmbito do programa ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente. A ferramenta norteadora para o desenvolvimento do procedimento foi o Gespública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, criado pelo governo federal em 2005, sob coordenação do Ministério do Planejamento. 

O trabalho desenvolvido no PEC foi reconhecido e nesta segunda-feira, 11, às 17h, na sede da Secad – Secretaria Estadual de Administração, em Palmas, o gerente da Rede Nacional do Gespública, Valmir Dantas, entrega ao presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, o Certificado de Alta Avaliação de 250 pontos, concedido às instituições que alcançaram metas para melhoria de gestão.

Na ocasião, Falcão e o gerente do PEJ, Warley Rodrigues, também entregam os Relatórios de Gestão e de Oportunidades de Melhorias 2009, documentos que detalham as atividades desenvolvidas no PEJ dentro do contexto da Gespúblicaa, a Valmir Dantas e para a secretária de Administração, Sandra Gondim, também coordenado executiva da Gespública no Estado.

 

Exemplo

Além de ser uma das áreas naturais mais belas e preservadas do Tocantins, o Parque Estadual do Cantão também é considerado exemplo de gestão, graças aos conceitos do Gespública.

Segundo o técnico da coordenadoria executiva da Gespública no Estado da Secad, João Lira, o parque ganhou visibilidade nacional, ao aderir ao programa e utilizar suas ferramentas visando um sistema de proteção do ecossistema com apoio das comunidades de seu entorno. Segundo Lira, atualmente a gerência do parque comemora as melhorias alcançadas no serviço de monitoramento dos mais de 90 mil hectares de extensão e dos seus 833 lagos. “O trabalho desenvolvido pelo Naturatins no Parque Estadual do Cantão é referência no Tocantins”, informou Lira.

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaia

Presidente do TJ assume comando do Executivo durante férias do governador Carlesse

Governador e vice vão usufruir de férias e presidente da AL está de licença



Vagas de Emprego

Sine Tocantins tem 590 oportunidades de emprego nesta sexta-feira, 27

Somente em Palmas são 235 vagas, sendo nove para Pessoas Com Deficiência (PCD). Em Araguaína são 91 vagas, uma delas para PCD; e em Taquaralto são 46 vagas e uma é para PCD.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira