Tuesday, 27 de October de 2020

GERAL


Planos de Saúde

Pesquisa do IBGE estima que 87,9% dos tocantinenses não possuem plano de saúde

04 Sep 2020
Divulgação/Secom/TO Pesquisa do IBGE estima que 87,9% dos tocantinenses não possuem plano de saúde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2019, cerca de 12,1% dos tocantinenses possuíam algum plano de saúde médico. O restante da população do estado (87,9%) dependia do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, a proporção de pessoas com assistência médica e hospitalar privada ficou em 26%. As regiões Sudeste (34,9%), Sul (30,5%) e Centro-Oeste (26,4%) apresentaram os maiores percentuais, e o Nordeste (14,1%) e o Norte (13%), os menores.

Em 17 Unidades da Federação, a proporção de residentes com plano de saúde médico não alcançava 20% da população. Tocantins ficou com o sexto menor índice no ranking nacional. Mesmo nos estados onde os rendimentos per capita são mais elevados, a proporção de pessoas com plano de saúde médico não alcançava 40% da população, como por exemplo: São Paulo (38,4%); Distrito Federal (37,4%); Rio Grande do Sul (35,4%) e Rio de Janeiro (35,0%).

A proporção de pessoas com plano de saúde odontológico é ainda menor. No Tocantins, apenas 5,5% contavam com a assistência, no ano passado. Os estados das regiões Norte (8,3%) e Nordeste (9,1%) registraram os menores percentuais. Já do total da população brasileira, o índice ficou em 12,7%.

Esses dados foram divulgados nesta sexta-feira, 4, na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde. O primeiro volume da PNS traz informações sobre acesso e utilização dos serviços de saúde, cobertura de planos de saúde, presença de animais nos domicílios e sua vacinação, características dos domicílios, entre outros.

Atendimento médico
De acordo com os resultados da PNS, 15,8% dos tocantinenses procuraram algum atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data de referência da pesquisa. Destes, 87,8% afirmaram ter conseguido passar por avaliação médica, sendo que apenas 69,6% foram atendidos na primeira vez que procuraram o atendimento.

Cerca de 7,7% dos tocantinenses ficaram internadas em hospitais por 24 horas ou mais nos 12 meses anteriores à data da entrevista da PNS. Do total de internados, a maioria (76,6%) tiveram atendimento por meio dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em estabelecimento de saúde privado, a proporção foi de 23,4%.

A PNS estimou que o Tocantins é o segundo estado, após o Piauí, com a maior proporção de domicílios (88,5%) cadastrados na Unidade de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, sendo que 71,1% dos domicílios cadastrados receberam pelo menos uma visita do agente de endemias nos 12 meses anteriores à pesquisa, mas 28,9% disseram que nunca haviam recebido o profissional.

Saneamento
A pesquisa revela, ainda, alguns dados referentes ao saneamento básico. A proporção de domicílios no Tocantins com água encanada, em 2019, era de 95,8%, o segundo estado com maior percentual da Região Norte. O primeiro do ranking foi Rondônia, com 98,8%.

Por outro lado, a proporção de lares tocantinenses com banheiro de uso exclusivo e esgotamento sanitário ficou entre as seis menores das regiões Norte e Nordeste e também do país (24,9%). Em relação a coleta de lixo por serviço de limpeza direta ou por caçamba, Tocantins também ficou entre os estados com os mais baixos índices de domicílios atendidos (81,7%), o sétimo na comparação nacional.

Animais domésticos
A PNS estimou que 49% dos domicílios do Tocantins possuíam pelo menos um cachorro e 17,2% pelo menos um gato. Em 61,7% dos domicílios que tinham esses animais, todos os cachorros e gatos haviam sido vacinados contra a raiva nos 12 meses anteriores à data da entrevista.

No Brasil, 46,1% dos lares tinham pelo menos um cachorro e 19,3%, pelo menos um gato. Dos domicílios com presença de algum cachorro ou gato, 72,0% tiveram todos esses animais vacinados contra raiva.

Práticas integrativas
Do total de residentes no Tocantins, 6,2% utilizaram alguma prática integrativa e complementar - tratamentos como acupuntura, homeopatia, uso de plantas medicinais e fitoterapia, dentre outros, em 2019. Esse uso foi identificado em proporções maiores nas Regiões Norte (5,7%) e Sul (5,4%) e oscilou em torno da média nacional (4,6%) nas demais regiões. (Fonte:IBGE). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 47 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 229.676 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 74.229 casos confirmados. Destes, 61.832 pacientes estão recuperados, 11.313 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.084 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Na Acipa, Prefeita Cinthia fala sobre justiça fiscal e a importância do diálogo entre poder público e entidades representativas

Cinthia afirma que a modernização fiscal é uma meta a ser perseguida no curto prazo, e que está em fase de contratação, junto ao BNDES, de recurso do Plano de Modernização da Administração Tributária, o PMAT.


Eleições 2020

Em Palmas, deputada Luana Ribeiro declara apoio à candidatura de Vanda Monteiro

Fico muito feliz em contar com seu apoio aqui na capital, pois soma conosco uma deputada muito atuante, além de determinada”, destacou.


Eleições 2020

Justiça Eleitoral manda Amastha remover fake news contra Cinthia

A decisão liminar ainda fixa multa de R$ 5 mil ao Amastha caso não cumpra a decisão judicial, que determina a imediata suspensão da propaganda eleitoral irregular.


Aureny III

Andrino assumiu o compromisso de revitalizar o asfalto das ruas e avenidas do local


Mulheres 77

Eli Borges diz que, se eleito, irá criar a Secretaria da Mulher


Região Sul

Se eleita, Cinthia garante que vai construir a tão sonhada rodoviária de Taquaralto


Arte

Instituto Isca beneficia mais de 300 pessoas com projeto de ação social em Araguaína


Oportunidade

Concurso para estudantes do ensino médio oferece premiação em dinheiro e viagem aos EUA


Palmas

Radares fixos da Avenida Teotônio Segurado são verificados pela Agência Estadual de Metrologia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira