Monday, 01 de June de 2020

GERAL


Cotidiano

Pesquisa mostra que pais não sabem o que os filhos fazem na internet

05 Nov 2008

Pesquisa publicada pela ONG SaferNet e o Ministério Público Federal aponta que 53% das crianças e jovens tiveram contato com conteúdos agressivos e considerados impróprios para sua idade através da internet. O levantamento é inédito e contou com a participação de 1.326 internautas de todo o País.

O estudo revela também outras informações: 64% dos jovens usam a Web principalmente no próprio quarto, 80% preferem os sites de relacionamento, e 87% dos entrevistados disseram não ter restrições ao uso da Internet.

Para a psicóloga palmense Maria Verônica de Medeiros, a mídia oferece tecnologias e atrativos para qualquer pessoa, de qualquer idade. Ela explica que o grande risco no acesso à tecnologia é o fato de, nessa fase, o senso crítico ainda não estar tão aguçado ou maduro o suficiente. “Isso pode gerar uma perda nos valores familiares, morais, intelectuais e pessoais”, justifica.

Dra. Verônica aponta três fatores que contribuem para que as crianças e adolescentes acabem acessando conteúdos impróprios para sua idade. O primeiro e mais evidente deles seria a carência afetiva. A psicóloga explica que a falta de atenção dos pais acaba fazendo com que a criança e o adolescente busquem na internet a atenção que não têm em casa. “Os recursos são atrativos e distraem facilmente, suprindo essa solidão”, explica.

O segundo fator apontado pela psicóloga seria a ingenuidade, já que, nessa fase, a maturidade ainda é insuficiente para distinguir o bom e o ruim, assim como as conseqüências que certas atitudes podem acarretar. O terceiro ponto seria a curiosidade que acompanha a fase. “A criança e o adolescente estão em fase de desenvolvimento, de descoberta”, acrescenta.

Para evitar que o bem estar dos filhos seja ameaçado, muitos pais optam por instalar em suas máquinas os chamados filtros de acesso. Mas, para a psicóloga, o uso de recursos como o filtro não são cem por cento seguros. Sempre surgem programas e formas de acesso a conteúdos impróprios, que podem levar a criança, o adolescente e todos os membros da família a uma situação de risco.

Mas nada que um bom diálogo não resolva. Dra. Verônica ressalta que se deve estabelecer uma relação de confiança. Os pais devem orientar seus filhos sem agressividade, e ter conhecimento do que eles estão se envolvendo. A psicóloga ainda dá uma dica: o ideal é que os pais sentem com seus filhos e desenvolvam uma orientação acompanhada com responsabilidade e amizade, ao invés de deixar que o filho descubra o certo e o errado sozinho.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins confirma 175 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.345 casos no total, destes, 1.431 pacientes estão recuperados, 2.838 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 76 pacientes foram a óbito.

Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira