Thursday, 03 de December de 2020

GERAL


Educação

Pesquisadores de Tocantins participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países

16 Oct 2019

Cinco alunos de uma escola em Araguaína representam o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países mais o Brasil e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

Duas pesquisas de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em Araguaína, focam na criação de tecnologias de baixo custo que promovem melhorias na qualidade de vida de pessoas com deficiência em seu cotidiano, construindo autonomia e independência. Os alunos Marcio Dias da Silva Rodrigues, Jamilly Vitorya da Silva Barbosa e Gabriel dos Santos Teixeira elaboram uma cadeira de rodas cujos motores elétricos são alimentados por baterias recarregáveis a energia solar e com inteligência artificial que facilita a locomoção. Além da preocupação  em proporcionar seu acesso a pessoas de baixa renda, o projeto ainda prevê a utilização de uma plataforma inteligente, que contém sensores de presença que impedem a colizão do cadeirante com objetos, e sensores de frequência cardíaca, entre outras medidas de segurança para o usuário. Já os alunos João Witor Bilio Flores e Caio Eduardo Morais Lacerda preocupam-se com os desafios diários enfrentados por pessoas com deficiência visual. Umas delas é a compra de frutas em estabelecimentos comerciais. A aparência externa do fruto é o primeiro parâmetro adotado de escolha, já que indica a maturação, frescor e sabor do fruto. Para auxiliar os deficientes visuais neste aspecto, os alunos desenvolvem um sistema que identifica e comunica a coloração do epicarpo de frutas e futuramente, a própria fruta. Ambos projetos destacam a importância de estudos sobre o perfil das necessidades de cada pessoa deficiente.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.

Mais informações em www.mostratec.com.br .

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins recepciona executivos da Nutrien, uma das maiores multinacionais especializada em fertilizantes e soluções agrícolas

A Nutrien é uma das líderes mundiais em fertilizantes, opera em 14 países e conta com 22 mil colaboradores


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira