Wednesday, 01 de April de 2020

GERAL


Brasil

Petrobras Distribuidora lança Programa Transporte Ecoeficiente

16 Mar 2015

A Petrobras Distribuidora deixará de consumir 174 milhões de litros de combustíveis, ou de emitir 464 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), em operações de transporte pela frota a seu serviço, em todo o País, até 2022. Esses números, que equivalem aos patamares registrados no ano de 2012 pela BR, fazem parte das metas do Programa Transporte Ecoeficiente, lançado pela companhia neste dia 16/03, Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.
 
Durante dois anos em que o programa esteve em fase piloto, a BR identificou ações em vários eixos para acompanhar, quantificar e reduzir os índices de consumo e emissões, como a renovação progressiva de caminhões-tanque, a utilização de modais de menor consumo energético, a otimização da logística e o treinamento de motoristas.
 
Nos aeroportos operados pela companhia, por exemplo, estão sendo instalados dutos (hidrantes) que substituirão parte dos caminhões abastecedores por equipamentos denominados Servidores, reduzindo em 30% o consumo de combustível nas operações de atendimento às aeronaves.
 
A substituição do transporte rodoviário por outros modais (ferrovias, hidrovias e dutos) também mereceu atenção. E o uso de caminhões tanques com tecnologia Euro V e maior capacidade de transporte, trafegando através de roteiros melhor otimizados – já implantados em 70% dos terminais e bases da BR – permitiram alcançar, já no fim de 2014, uma redução de cerca de 15% no consumo de combustível e de emissões atmosféricas com movimentação de produtos sob gestão da companhia, em relação a 2012.
 
No evento desta segunda-feira, o presidente da BR, José Lima de Andrade Neto, destacou a importância do Programa Transporte Ecoeficiente: "A implantação integral desta iniciativa permitirá otimizar os recursos disponíveis na BR, com o aumento da eficiência energética nos transportes, corroborando o compromisso do Sistema Petrobras com a sustentabilidade e a responsabilidade sócio-ambiental", explicou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Governo anuncia R$ 200 bilhões para socorrer trabalhadores e empresas

Medidas provisórias e auxílio de R$ 600 devem sair até amanhã


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira