Monday, 17 de June de 2019

GERAL


Arquitetura

Prática irregular de recebimento de comissões por arquitetos é tema de debate promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins

04 Sep 2018    22:41

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO) levou na noite desta segunda-feira, 3, para o auditório do Sebrae, a oficina Ética na Arquitetura. Com a participação de arquitetos, acadêmicos e conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o evento teve como objetivo fomentar o debate acerca das condutas éticas e da prática conhecida como Reserva Técnica (RT).

A RT se caracteriza pelo recebimento de comissão por parte do arquiteto, seja na forma de dinheiro ou benefícios, como viagens, para que ele indique determinada loja ou produto. Foi explorando esse aspecto que o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes, iniciou a noite com a palestra Ética na Arquitetura. De acordo com Duschenes, as questões morais que regem a vida como um todo vão mudando ao longo do tempo e acabam por chegar à vida profissional e conduzir algumas práticas. “Se aprendêssemos a ser éticos desde pequenos seria ótimo, mas nem sempre é assim. Existem alguns comportamentos de arquitetos que se assemelham a atos de corrupção, uma vez que são atos escondidos, não declarados. E eu vejo que a tendência nos últimos anos é que esse tipo de comportamento só aumente, uma vez que o número de profissionais vem crescendo e, com isso, a disputa no mercado vai ficando mais acirrada, fazendo com que eles passem a aceitar comportamentos antiéticos”, concluiu.

Para o Coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR, Guivaldo D’alexandria, a atitude ética é um atitude individual e, por isso, mais subjetiva. “O indivíduo, conhecendo as normativas que regulam a profissão, deve agir de acordo com a sua decisão. Não é um ato impositivo, e o CAU/BR legisla a partir das necessidades para que se estabeleça um bom convívio, cabendo ao profissional a decisão de seguir ou não. Mas na essência o que deve acontecer é o profissional perceber que ele está a serviço da sociedade, devendo emprestar a ela o seu conhecimento através da prestação de um serviço de competência técnica, com atitudes que sejam as melhores para todos”, pontuou.

De acordo com o presidente do CAU/TO, Silenio Camargo, o evento foi promovido pensando também na ampliação do debate junto aos futuros profissionais e aos clientes desses arquitetos. “Essa discussão é uma discussão nacional e nós temos que alinhar os pensamentos e as diretrizes para sabermos como lidar com o problema, que é a falta de ética”, ressaltou. Ainda segundo o presidente, o conselho do Tocantins não recebeu nenhuma denúncia recente desse tipo de prática, mas, mesmo assim, o debate foi realizado para que esse comportamento não vire uma cultura. “Nós queremos conscientizar tanto os arquitetos quanto os lojistas para que essa prática não venha a se tornar uma cultura, e que os arquitetos possam competir de igual para igual, considerando que quem deve remunerar o arquiteto é o seu cliente e não o fornecedor”, finalizou.  

 

Aprofundamento

O CAU/BR tem promovido, em parceria com os conselhos regionais, debates sobre o tema nos mais diversos estados. Na tarde desta segunda-feira, 3, as comissões de ética do CAU/BR e do CAU/TO debateram o assunto de maneira mais profunda com representantes do Núcleo Tocantinense de Decoração, da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção e do Ministério Público Estadual. Os debates continuam nesta terça e quarta-feira, sendo fechadas para o público.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na pá


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira