Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

GERAL


Capacitação

Prefeitos e secretários de meio ambiente do Bico do Papagaio recebem capacitação do Naturatins

15 Dec 2017

Tânia Caldas / Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promove em Augustinópolis oficinas sobre o Protocolo do Fogo, para 11 municípios da região do Bico do Papagaio. O evento ocorre entre os dias 12 e 15. As prefeituras beneficiadas são de Axixá, São Sebastião do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, São Bento, Aguiarnópolis, Esperantina, Maurilândia, Buriti do Tocantins, Itaguatins e Augustinópolis. As capacitações estão acontecendo no auditório da Câmara Municipal e tem como objetivo transformar os participantes em educadores ambientais. Estão participando das oficinas prefeitos e secretários de Meio Ambiente.

Para transformar os participantes em multiplicadores, ou seja, educadores ambientais, a instrutora e educadora ambiental, Nelma Mota destacou que, para reduzir os índices de incêndios florestais no Estado e tirar o Tocantins do ranking de 1º ou 2º lugar em queimadas, como aconteceu neste ano, é necessário ocorrer uma mudança de paradigma. "Somente uma mudança de comportamento irá contribuir com a redução dos focos de calor. Este ano tivemos prejuízos irreparáveis, com morte de animais e inclusive com o óbito de uma pessoa. Temos que mudar estas estatísticas", declarou.

O secretário de Meio Ambiente de Augustinópolis Fernando Cardoso afirmou que a capacitação coletiva é mais interessante. O gestor disse que antes era realizada individualmente, mas hoje com outros secretários ambientais juntos, propicia maior integração. "No nosso caso o Protocolo do Fogo, vai nos auxiliar nas queimadas na zona rural que vem devastando as propriedades. Depois de montar as estratégias teremos mais ferramentas para trabalhar com os moradores, a fim de diminuir os índices de queimada. Além de pontuar para o ICMS Ecológico", considerou.

Durante a abertura ocorrida no dia 11 esteve presente no evento, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves de Castro, Júlio Oliveira, prefeito de Augustinópolis, o prefeito de Praia Norte, Ho Che Mim Araújo e a prefeita de Maurilândia, Leoneide Conceição.

Segundo o historiador e educador ambiental, Rodrigo Casado de Freitas a capacitação teve início na segunda-feira, 11, às 19h, e encerrará amanhã, sexta-feira, 15. "Os secretários que estão participando das oficinas irão oficializar a adesão ao Protocolo do Fogo, no dia 21 de dezembro, às 15h, no auditório do Igeprev, em Palmas, quando irão assinar o documento", adiantou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Operação PF

PF investiga organização criminosa responsável por fraudes bancárias pela internet

Mais de 54 policiais federais cumprem 23 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína

Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.



Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira