Tuesday, 21 de January de 2020

GERAL


Prevenção

Pré-natal contribui para reduzir mortalidade

10 Sep 2008

De suma importância no período de gestação, o pré-natal (PN) consiste em um acompanhamento médico dado à gestante para verificar e diagnosticar doenças e alterações que possam comprometer a saúde materna e fetal. Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. Afinal são nove meses de preparo para o nascimento do bebê.

Campanhas por parte do Ministério da Saúde alertam sobre a importância do pré-natal e incentiva todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). Mas como realizar o tratamento gratuito no SUS? De acordo com um núcleo de apoio a gestante do Laboratório Evangélico de Palmas, o processo é simples. Inicialmente a gestante procura o Agente de Saúde responsável pela sua área residencial para realizar o atendimento nos PSF´S (Postos de Saúde da Família) e posteriormente encaminhar a gestante a um especialista, no caso, o obstetra.

Com as consultas e exames, é possível identificar problemas como: anemia, infecção urinária, hipertensão e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a Aids e a Sífilis, sem contar o diagnóstico precoce de má formação do feto, como por exemplo o Retardo de Crescimento Intra-Uterino. Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê. As vantagens em realizar o “pré-natal são inúmeras e evita grandes conseqüências”. É o que explica a ginecologista Ana Virginia Gama. “Os benefícios são muitos: investigar doenças na mãe que podem levar a complicação para o bebê, no caso da toxoplasmose, hepatite B e principalmente hoje evitar a transmissão vertical da Aids, que ocorre exatamente no momento do parto. Quanto à mãe, durante o pré-natal, ela também tem uma preparação com atividade física voltada para  o parto, acompanhamento do aumento de peso, orientação das dúvidas que surgem na gravidez”, diz.

“O pré-natal é um veículo essencial para o acompanhamento das transformações hormonais, do primeiro ao nono mês de gravidez”, relata a obstetra Milena Harach. Para ela, o acompanhamento médico serve também para rever se há – ou não - fatores de risco para a gravidez, principalmente para mães com histórico de dependência química e/ou alcoólica.

 

Complicação no parto é a décima causa de morte entre as mulheres

As complicações da gestação, no parto e puerpério (período que sucede o parto) fazem parte da décima causa de mortes em mulheres. Com um acompanhamento pré-natal e atenção ao parto adequados, consegue-se evitar a maior parte dessas mortes. O CSSR – Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva de Palmas é um dos exemplos de apoio integral a gestantes que diagnosticaram alguma anomalia do período gestativo. Uma equipe multiprofissional, como psicólogos, assistentes sociais, e médicos especialistas em gravidez de alto risco, atuam diretamente no planejamento familiar da gestante. De acordo com a coordenadoria geral do instituto a “inserção da mãe dentro de uma estrutura especializada de profissionais, pode contribuir para a qualidade de vida tanto das mães, quanto dos bebês”.

 

Postos de Saúde - SUS

Confira as unidades de apoio a gestantes nos USF´s mais próximo de sua quadra:


Ambulatório Evangélico

USF 1203 Sul

CECEP

USF 1004 Sul (ARSE 101)

USF 1104 Sul (ARSE 111)

USF 1105 Sul (ARSE 101)

USF 1106 Sul (ARSE 112)

USF 1206 Sul (ARSE 122)

USF 403 Sul

USF 612 Sul (ARSE 65)

USF 906 Sul (ARSE 92)

Policlínica 303 Norte

Pronto Atendimento Norte

UBS 508 Norte

USF 305 Norte (ARNO 32)

USF 307 Norte (ARNO 33)

USF 404 Norte (ARNE 51)

USF 407 Norte (ARNO 43)

USF 409 Norte (ARNO 44)

USF 603 Norte (ARNO 71)

USF 605 Norte (ARNO 72)

Policlínica Aureny I

Policlínica de Taquaralto

Pronto Atendimento Sul

UBS de Taquaralto

USF Alto Bonito

USF Aureny I

USF Aureny II

USF Aureny III (Liberdade)

USF Aureny III (Nosso Sonho)

USF Aureny IV (Novo Horizonte)

USF Bela Vista

USF Buritirana

USF CAIC

USF Nossa Vida (Vale do Sol)

USF Santa Bárbara

USF Santa Fé

USF Setor Sul

USF Taquaruçu

USF Taquari

Unidade de apoio a gestante de alto risco.

CSSR – Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaia

Mauro Carlesse recebe empresários para discutir incentivos para as microempresas

Governador encaminhou a demanda aos seus auxiliares e destacou que o setor é importante para a geração de emprego e renda para os tocantinenses

Imprensa

Duas décadas: Há 20 anos O GIRASSOL noticia os principais fatos do Tocantins

Nesses 20 anos O GIRASSOL contou muitas histórias da política e do cotidiano do povo tocantinense. Foram vários governos que registramos em nossas páginas guardadas em arquivos para a posteridade.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira