Thursday, 25 de April de 2019

GERAL


Sanidade

Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

23 Jan 2019    12:14    alterado em 23/01 às 12:14
Delfino Miranda / Governo do Tocantins Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, assinou na tarde desta terça-feira, 22, a Portaria nº 15/2019 que estabelece mudanças importantes na legislação de eventos agropecuários, especialmente os leilões. Atualmente existem 27 leilões cadastrados junto à Adapec.

A principal mudança feita na portaria permitirá que os responsáveis técnicos pelos leilões assumam a responsabilidade nas entradas e saídas de animais no evento e a validação do mesmo. “Antes a legislação só permitia a saída dos animais, porém a partir do dia 1º de fevereiro estes estabelecimentos estão autorizados a também fazerem o recebimento dos animais, cabendo a Adapec, a fiscalização dos leilões”, disse Alberto.

Para o funcionamento, os estabelecimentos de eventos agropecuários devem ter um Responsável Técnico, médico veterinário cadastrado na Adapec e habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para receber os animais nos leilões e emitir as Guias de Trânsito Animal (GTA’s) nas saídas dos animais, e posteriormente, prestar contas do evento na Adapec.

A portaria também autoriza que os responsáveis técnicos dos leilões possam constituir equipes de auxiliares que ajudarão na realização do evento. “Estas medidas irá desburocratizar o serviço dos eventos agropecuários, pois os estabelecimentos passam a ter mais autonomia na gestão, e com isso, a tendência é que haja um volume maior de negócios”, ressaltou o presidente da Adapec.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25

Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Os números citados se referem aos oito setores de atividade econômica: agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, extrativa mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil e administração pública.



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira