Tuesday, 17 de September de 2019

GERAL


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

22 May 2019    08:56
Arquivo pessoal Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil Fenelon Barbosa foi o primeiro prefeito de Palmas. A foto histórica mostra o momento da sua posse

O primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, relembra os desafios enfrentados para implantar a capital do Tocantins e prevê que ela será uma das maiores e melhores cidades do Brasil em futuro próximo. Ele revela que foi pego de surpresa com a proposta do então governador Siqueira Campos de anexar Taquaruçu do Porto, município recém emancipado, e transferir sua sede para o local onde estava sendo construída a Capital.

Fenelon destacou que foi um choque Taquaruçu virar capital do Tocantins. Ele foi empossado como primeiro prefeito do pequeno município, com apenas dois mil habitantes, recém emancipado de Porto Nacional, em 1º de junho de 1989. Poucos meses depois, em dezembro do mesmo ano, viu-se na condição de primeiro mandatário da Capital.

“A responsabilidade que assumi foi muito grande. Mas nós abraçamos a causa inteiramente. Fizemos grandes loteamentos e nos dedicamos ao trabalho dia e noite. Teve vez de eu ir pra casa de madrugada, três horas da manhã. Não foi fácil. Queríamos ajudar o máximo para que Palmas realmente existisse e não deixasse brecha para que outros políticos tentassem mudá-la de local”, disse Fenelon Barbosa.

“Foi aberto um canteiro de obras muito grande. O Siqueira [Campos] construindo as grandes obras da cidade e eu, aquilo que estava à altura da prefeitura, dando todo apoio às famílias que chegavam de todas as partes do Brasil. Tinha vez que chegavam 15 famílias por dia, em Palmas, a procura de uma oportunidade. Queriam morar na Capital. E nós contribuímos para isso”, afirmou Fenelon.

O primeiro prefeito de Palmas, hoje recolhido em fazenda próxima à Capital, diz que se sente realizado e muito feliz por ter ajudado as pessoas, principalmente as mais pobres, que acreditaram na nova Capital, vieram pra cá e tiveram apoio. "É uma felicidade muito grande. Eu vejo, hoje, Palmas uma das cidades mais bonitas do nosso Brasil. Não tenho dúvidas de que, daqui a 30 ou 40 anos, Palmas será uma das grandes cidades do Brasil, porque ela é uma cidade moderna, planejada, bonita e um potente destino turístico”, finalizou.  (Luiz Pires/Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Responsabilidade Fiscal

Governo anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

O evento contou a presença de deputados federais, estaduais, secretários de Estado e outros auxiliares do Governo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira