Tuesday, 25 de June de 2019

GERAL


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

22 May 2019    08:56
Arquivo pessoal Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil Fenelon Barbosa foi o primeiro prefeito de Palmas. A foto histórica mostra o momento da sua posse

O primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, relembra os desafios enfrentados para implantar a capital do Tocantins e prevê que ela será uma das maiores e melhores cidades do Brasil em futuro próximo. Ele revela que foi pego de surpresa com a proposta do então governador Siqueira Campos de anexar Taquaruçu do Porto, município recém emancipado, e transferir sua sede para o local onde estava sendo construída a Capital.

Fenelon destacou que foi um choque Taquaruçu virar capital do Tocantins. Ele foi empossado como primeiro prefeito do pequeno município, com apenas dois mil habitantes, recém emancipado de Porto Nacional, em 1º de junho de 1989. Poucos meses depois, em dezembro do mesmo ano, viu-se na condição de primeiro mandatário da Capital.

“A responsabilidade que assumi foi muito grande. Mas nós abraçamos a causa inteiramente. Fizemos grandes loteamentos e nos dedicamos ao trabalho dia e noite. Teve vez de eu ir pra casa de madrugada, três horas da manhã. Não foi fácil. Queríamos ajudar o máximo para que Palmas realmente existisse e não deixasse brecha para que outros políticos tentassem mudá-la de local”, disse Fenelon Barbosa.

“Foi aberto um canteiro de obras muito grande. O Siqueira [Campos] construindo as grandes obras da cidade e eu, aquilo que estava à altura da prefeitura, dando todo apoio às famílias que chegavam de todas as partes do Brasil. Tinha vez que chegavam 15 famílias por dia, em Palmas, a procura de uma oportunidade. Queriam morar na Capital. E nós contribuímos para isso”, afirmou Fenelon.

O primeiro prefeito de Palmas, hoje recolhido em fazenda próxima à Capital, diz que se sente realizado e muito feliz por ter ajudado as pessoas, principalmente as mais pobres, que acreditaram na nova Capital, vieram pra cá e tiveram apoio. "É uma felicidade muito grande. Eu vejo, hoje, Palmas uma das cidades mais bonitas do nosso Brasil. Não tenho dúvidas de que, daqui a 30 ou 40 anos, Palmas será uma das grandes cidades do Brasil, porque ela é uma cidade moderna, planejada, bonita e um potente destino turístico”, finalizou.  (Luiz Pires/Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira