Saturday, 24 de August de 2019

GERAL


Consumidor

Procon Tocantins permanece acima do índice de resolutividade no primeiro semestre de 2019

11 Jul 2019    17:19    alterado em 11/07 às 17:19
Procon Tocantins permanece acima do índice de resolutividade no primeiro semestre de 2019

Mantendo o índice de resolutividade acima da média nacional recomendada, o Procon Tocantins realizou no primeiro semestre de 2019, 22.273 atendimentos, considerando todas as formas de atendimentos registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de reclamações de consumidores.

Órgão solucionou 19.912 reclamações, um percentual de 84,9% das demandas apresentadas pelos consumidores, entre 2 janeiro a 28 de junho. O índice recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente à resolutividade das reclamações é de 80%.

O superintendente do Procon, Walter Viana, destaca que garantir que os direitos do consumidor sejam cumpridos está entre as prioridades do órgão. Investindo em qualidade no atendimento, na agilidade nos serviços e na educação para o consumo conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Neste primeiro semestre, foram realizadas 70 ações que atingiram 11.735 pessoas em 14 municípios por meio de palestras com estudantes, idosos, consumidores em geral e fornecedores. Além das blitze com distribuição de material informativo”, pontua Walter.

Fiscalização
Na área da fiscalização, o Procon realizou na Capital e no interior do Estado, diversas ações nas quais foram apreendidos 2.988 itens de mercadorias impróprias para o consumo, como produtos fora do prazo de validade, embalagens adulteradas, amassadas, enferrujadas, dentre outros.

Nos postos de combustíveis e depósitos de gás de cozinha foram realizadas mais de 44 notificações. Também nesse período, houve a aplicação de 86 autos de infração, 176 autos de constatação, 710 relatórios de visita, além da realização de monitoramento de preços, semanalmente, nos mais diversos segmentos do comércio, totalizando 1.016 estabelecimentos visitados, como supermercados, postos de combustíveis, bancos, escolas, açougues,entre outros.

Denúncias
Ainda de acordo com Walter, para possibilitar aos consumidores ferramentas que facilitem a realização de denúncias, o Procon , desde março deste ano tem o Whats Denúncia. E por meio do aplicativo mais de 500 denúncias foram realizadas.

“O objetivo é utilizar mais uma ferramenta de comunicação em defesa do consumidor, assim como ampliar o atendimento voltado para a fiscalização. Percebemos que o consumidor fica vulnerável em muitas situações e, por isso, a necessidade de expandir a comunicação com o Procon”, ressalta.

Procon no Tocantins
O Procon tem como objetivo solucionar as demandas individuais e coletivos da sociedade em todo o Estado, por meio dos 11 núcleos instalados em 10 municípios: Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína, Araguatins, Colinas, Guaraí, Gurupi, Tocantinopolis e Dianópolis.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira