Sunday, 17 de February de 2019

GERAL


Educação

Projeto desenvolvido na UFT de Letramento estético contribui para a educação de jovens e adultos

24 Aug 2018    16:45

O simples ato de ler e escrever parece simples quando a alfabetização começa na infância, mas essa não é a realidade de mais de 11,8 milhões de brasileiros acima de 15 anos que são analfabetos, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa divulgada no final do ano passado. Para além desses milhões, há também quem até sabe ler e escrever, mas tem dificuldades para executar a tarefa, afinal a evasão escolar é um problema real no país.

Então, como contribuir para melhorar esses índices e ajudar quem não lê e escreve tão bem? Para o professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Tocantinópolis, Gustavo Araújo, a resposta vem do letramento estético, que tem ajudado jovens e adultos do curso a desenvolver a leitura e a escrita por meio da produção de histórias em quadrinhos.

Os alunos de diferentes faixas etárias são jovens e adultos do campo, há muitos trabalhadores, geralmente de escolarização baixa e que voltaram à universidade para completar ou concluir seus estudos. No entanto, eles têm encontrado dificuldades para entender o conteúdo. Percebendo isso, Araújo aliou texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem. Para o professor e pesquisador, “ao considerar a leitura e a escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental no processo educacional”.

Resultado

A estratégia tem rendido bons frutos, como os colhidos pelo senhor Antônio*, de 35 anos. Ele explica que sua leitura melhorou, porque quando você faz o produto é preciso ler e reler o material, “a cada leitura que você faz você tem uma visão diferente, você acha que ficou faltando alguma coisa... então melhorou, a gente lê muitas vezes, e isso faz com que a leitura da gente melhore”.

Da mesma forma, quando perguntamos para dona Raimunda*, de 42 anos, se a história em quadrinhos ajudou ela desenvolver sua leitura verbal, a resposta é categórica: Sim! Para ela, o fato de ter que escrever a própria história, a obrigada ler o material muitas vezes, corrigi-lo, melhorá-lo e esse exercício de estar sempre revendo tudo a obrigada ter um rigor maior com a leitura e escrita, contribuindo para o seu melhor rendimento.

Alunos do curso de Educação no Campo produzem histórias em quadrinhos para ajudar no aprendizado (Foto: Arquivo pesquisador)Alunos do curso de Educação no Campo produzem histórias em quadrinhos para ajudar no aprendizado (Foto: Arquivo pesquisador)

Araújo ainda continua estudando esse processo de aprendizagem em sua pesquisa de doutorado, segundo ele, “aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem do aluno contribui para o entendimento da realidade que o mesmo está inserido”. A hipótese é de que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes da EJA, como os resultados preliminares da pesquisa tem apontado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira