Tuesday, 11 de December de 2018

GERAL


Educação

Projeto desenvolvido na UFT de Letramento estético contribui para a educação de jovens e adultos

24 Aug 2018    16:45

O simples ato de ler e escrever parece simples quando a alfabetização começa na infância, mas essa não é a realidade de mais de 11,8 milhões de brasileiros acima de 15 anos que são analfabetos, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa divulgada no final do ano passado. Para além desses milhões, há também quem até sabe ler e escrever, mas tem dificuldades para executar a tarefa, afinal a evasão escolar é um problema real no país.

Então, como contribuir para melhorar esses índices e ajudar quem não lê e escreve tão bem? Para o professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Tocantinópolis, Gustavo Araújo, a resposta vem do letramento estético, que tem ajudado jovens e adultos do curso a desenvolver a leitura e a escrita por meio da produção de histórias em quadrinhos.

Os alunos de diferentes faixas etárias são jovens e adultos do campo, há muitos trabalhadores, geralmente de escolarização baixa e que voltaram à universidade para completar ou concluir seus estudos. No entanto, eles têm encontrado dificuldades para entender o conteúdo. Percebendo isso, Araújo aliou texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem. Para o professor e pesquisador, “ao considerar a leitura e a escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental no processo educacional”.

Resultado

A estratégia tem rendido bons frutos, como os colhidos pelo senhor Antônio*, de 35 anos. Ele explica que sua leitura melhorou, porque quando você faz o produto é preciso ler e reler o material, “a cada leitura que você faz você tem uma visão diferente, você acha que ficou faltando alguma coisa... então melhorou, a gente lê muitas vezes, e isso faz com que a leitura da gente melhore”.

Da mesma forma, quando perguntamos para dona Raimunda*, de 42 anos, se a história em quadrinhos ajudou ela desenvolver sua leitura verbal, a resposta é categórica: Sim! Para ela, o fato de ter que escrever a própria história, a obrigada ler o material muitas vezes, corrigi-lo, melhorá-lo e esse exercício de estar sempre revendo tudo a obrigada ter um rigor maior com a leitura e escrita, contribuindo para o seu melhor rendimento.

Alunos do curso de Educação no Campo produzem histórias em quadrinhos para ajudar no aprendizado (Foto: Arquivo pesquisador)Alunos do curso de Educação no Campo produzem histórias em quadrinhos para ajudar no aprendizado (Foto: Arquivo pesquisador)

Araújo ainda continua estudando esse processo de aprendizagem em sua pesquisa de doutorado, segundo ele, “aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem do aluno contribui para o entendimento da realidade que o mesmo está inserido”. A hipótese é de que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes da EJA, como os resultados preliminares da pesquisa tem apontado.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

24

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

16

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

13

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

14

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

uft educação tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira