Tuesday, 16 de October de 2018

GERAL


Sustentabilidade

Projeto do IFTO cria associação de catadores e posto de coleta seletiva em Araguatins

29 Aug 2018    12:12

Idealizada e criada através de um projeto de extensão do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO),  a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA) comemorou, nesse mês de agosto, o recebimento de doação, por parte do município, de um terreno para a construção de sua sede definitiva. Com a sede própria, os catadores terão melhores condições de trabalho e, além disso, poderão armazenar e comercializar de forma adequada o material recolhido, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município de Araguatins.

Para a coordenadora do projeto de criação da associação, Raimunda Vieira, a doação do terreno é uma conquista não somente para os catadores, mas para toda a população de Araguatins, uma vez que o fortalecimento da Associação de Catadores proporcionará a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem. Raimunda aproveitou o momento, para agradecer o empenho da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para que a doação ocorresse. 

Raimunda lembrou que o próximo passo consiste na construção do galpão, seguido da aquisição de equipamentos e gestão da associação. A  ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo campus, titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”. O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM. 

“Me orgulho de dizer que temos um local para fazer nosso trabalho de reciclagem, agora vamos trazer mais catadores para nossa associação”, com essa declaração o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Osmando de Sousa, recebeu com alegria das mãos do Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, a lei sancionada que garante a doação de um lote à ACMRA para construção de sua sede definitiva, localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.

Já o prefeito, Cláudio Santana, fez questão de destacar que a destinação do lixo gerado nas cidades é um problema mundial, o que torna ainda mais relevante o trabalho dos catadores, no sentido de amenizar essa situação, contribuindo com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza da cidade. Dessa forma, a prefeitura trabalhou para que a doação do lote para construção da sede da ACMRA fosse concretizada. Claudio informou, ainda, que a prefeitura discutirá com a Associação a celebração de um termo de cooperação para auxiliar na construção da estrutura física de sua sede.

Posto de Coleta Seletiva

O mesmo projeto possibilitou a implantação de um posto de coleta seletiva em Araguatins, que antes não existia. O posto está localizado em frente a Câmara Municipal, na praça Benjamim Fernandes. 

Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva . Diante dessa necessidade foi realizada uma reunião com o prefeito, Claudio Santana, que se comprometeu a prospectar uma área que pudesse ser doada e que atendesse às necessidades da ACMRA. Posteriormente, foi elaborado pela prefeitura um projeto de doação do lote e submetido a aprovação da câmara de vereadores. Após aprovação da câmara o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Cláudio Santana.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

12

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

sustentabilidade catadores reciclável

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira