Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Sustentabilidade

Projeto do IFTO cria associação de catadores e posto de coleta seletiva em Araguatins

29 Aug 2018    12:12

Idealizada e criada através de um projeto de extensão do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO),  a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA) comemorou, nesse mês de agosto, o recebimento de doação, por parte do município, de um terreno para a construção de sua sede definitiva. Com a sede própria, os catadores terão melhores condições de trabalho e, além disso, poderão armazenar e comercializar de forma adequada o material recolhido, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município de Araguatins.

Para a coordenadora do projeto de criação da associação, Raimunda Vieira, a doação do terreno é uma conquista não somente para os catadores, mas para toda a população de Araguatins, uma vez que o fortalecimento da Associação de Catadores proporcionará a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem. Raimunda aproveitou o momento, para agradecer o empenho da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para que a doação ocorresse. 

Raimunda lembrou que o próximo passo consiste na construção do galpão, seguido da aquisição de equipamentos e gestão da associação. A  ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo campus, titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”. O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM. 

“Me orgulho de dizer que temos um local para fazer nosso trabalho de reciclagem, agora vamos trazer mais catadores para nossa associação”, com essa declaração o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Osmando de Sousa, recebeu com alegria das mãos do Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, a lei sancionada que garante a doação de um lote à ACMRA para construção de sua sede definitiva, localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.

Já o prefeito, Cláudio Santana, fez questão de destacar que a destinação do lixo gerado nas cidades é um problema mundial, o que torna ainda mais relevante o trabalho dos catadores, no sentido de amenizar essa situação, contribuindo com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza da cidade. Dessa forma, a prefeitura trabalhou para que a doação do lote para construção da sede da ACMRA fosse concretizada. Claudio informou, ainda, que a prefeitura discutirá com a Associação a celebração de um termo de cooperação para auxiliar na construção da estrutura física de sua sede.

Posto de Coleta Seletiva

O mesmo projeto possibilitou a implantação de um posto de coleta seletiva em Araguatins, que antes não existia. O posto está localizado em frente a Câmara Municipal, na praça Benjamim Fernandes. 

Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva . Diante dessa necessidade foi realizada uma reunião com o prefeito, Claudio Santana, que se comprometeu a prospectar uma área que pudesse ser doada e que atendesse às necessidades da ACMRA. Posteriormente, foi elaborado pela prefeitura um projeto de doação do lote e submetido a aprovação da câmara de vereadores. Após aprovação da câmara o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Cláudio Santana.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira