Monday, 10 de December de 2018

GERAL


Sustentabilidade

Projeto do IFTO cria associação de catadores e posto de coleta seletiva em Araguatins

29 Aug 2018    12:12

Idealizada e criada através de um projeto de extensão do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO),  a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA) comemorou, nesse mês de agosto, o recebimento de doação, por parte do município, de um terreno para a construção de sua sede definitiva. Com a sede própria, os catadores terão melhores condições de trabalho e, além disso, poderão armazenar e comercializar de forma adequada o material recolhido, influenciando positivamente todo o processo de reciclagem realizado pela associação e promovendo benefícios para o município de Araguatins.

Para a coordenadora do projeto de criação da associação, Raimunda Vieira, a doação do terreno é uma conquista não somente para os catadores, mas para toda a população de Araguatins, uma vez que o fortalecimento da Associação de Catadores proporcionará a destinação correta dos resíduos sólidos e uma ampliação das atividades de reciclagem. Raimunda aproveitou o momento, para agradecer o empenho da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura Municipal, que não mediram esforços para que a doação ocorresse. 

Raimunda lembrou que o próximo passo consiste na construção do galpão, seguido da aquisição de equipamentos e gestão da associação. A  ACMRA é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo campus, titulado: “Incentivando à implantação de coleta seletiva no município de Araguatins, por meio da estruturação de uma cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis”. O projeto teve como parceiros: 9º Batalhão da Polícia da Militar de Araguatins, Associação dos Comerciantes e Industrias de Araguatins (ACIAT), Câmara Municipal de Araguatins, Prefeitura de Araguatins, Sebrae e Rádio Sucesso FM. 

“Me orgulho de dizer que temos um local para fazer nosso trabalho de reciclagem, agora vamos trazer mais catadores para nossa associação”, com essa declaração o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguatins (ACMRA), Osmando de Sousa, recebeu com alegria das mãos do Prefeito de Araguatins, Cláudio Santana, a lei sancionada que garante a doação de um lote à ACMRA para construção de sua sede definitiva, localizado na avenida Castelo Branco, bairro Nova Araguatins.

Já o prefeito, Cláudio Santana, fez questão de destacar que a destinação do lixo gerado nas cidades é um problema mundial, o que torna ainda mais relevante o trabalho dos catadores, no sentido de amenizar essa situação, contribuindo com a coleta seletiva, reciclagem e limpeza da cidade. Dessa forma, a prefeitura trabalhou para que a doação do lote para construção da sede da ACMRA fosse concretizada. Claudio informou, ainda, que a prefeitura discutirá com a Associação a celebração de um termo de cooperação para auxiliar na construção da estrutura física de sua sede.

Posto de Coleta Seletiva

O mesmo projeto possibilitou a implantação de um posto de coleta seletiva em Araguatins, que antes não existia. O posto está localizado em frente a Câmara Municipal, na praça Benjamim Fernandes. 

Após a elaboração e execução do projeto de criação da ACMRA foi identificada a necessidade da construção de sua sede definitiva . Diante dessa necessidade foi realizada uma reunião com o prefeito, Claudio Santana, que se comprometeu a prospectar uma área que pudesse ser doada e que atendesse às necessidades da ACMRA. Posteriormente, foi elaborado pela prefeitura um projeto de doação do lote e submetido a aprovação da câmara de vereadores. Após aprovação da câmara o projeto de lei foi sancionado pelo prefeito Cláudio Santana.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

14

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

sustentabilidade catadores reciclável

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira